O prazo para o registro das candidaturas para prefeito e vereador nas Eleições 2020 terminou neste sábado (26). Com isso, Londrina confirmou 10 candidatos à prefeito e 564 candidatos a uma das 19 vagas na Câmara Municipal. Os registros de candidatura ainda aguardam deferimento pelo Tribunal Regional Eleitoral, e a disputa ainda pode ter mudanças de última hora.
O 24Horas aguardou até o último dia de prazo para confirmar a lista oficial de candidatos à prefeito de Londrina.
Conheça quem são eles:
1 – Alvaro Loureiro Junior (Partido Verde)
Empresário, Alvaro Loureiro Junior tem 61 anos, casado e nascido em Florínea (SP). Já foi vereador em Londrina entre 1989 e 1992. Filiado ao Partido Verde (PV), Loureiro terá como vice Luciano Henrique Mendes, do mesmo partido. O número do candidato é o 43.
2 – Barbosa Neto (PDT)
Homero Barbosa Neto é radialista e apresentador de TV. Ele já foi prefeito de Londrina entre 2009 e 2012, mas foi afastado do cargo após ser acusado de pagar o salário de um segurança da sua rádio com recursos da prefeitura. Apesar da acusação, restou provado que Barbosa Neto era inocente. Ele atribui sua cassação a um “golpe político” da Câmara Londrina, por não aceitar negociatas com vereadores da época.
Além de prefeito, Barbosa Neto também foi deputado federal. Nas eleições de 2020, a chapa dele terá como vice a empresária Inês Stadler, também do PDT. O nome da chapa é “Quem manda é o povo”.
3 – Boca Aberta (PROS)
O polêmico deputado federal Boca Aberta não escondia que queria ser candidato à prefeito. A chapa inusitada leve ele como cabeça da majoritária e seu filho, deputado estadual Boca Aberta Junior, como vice. Boca sabe que pode ter seu registro de candidatura barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral, e caso não consiga confirmar a candidatura, seu filho assume a chapa.
Marly de Fátima Ribeiro, ou Mara Boca Aberta, esposa do deputado, também é candidata a vereadora na chapa. A família entrou na política com apoio do ex-prefeito Antônio Belinati, que nomeou Boca Aberta com um cargo comissionado à época. Mais recentemente. Mara Boca Aberta era assessora do então deputado federal Marcelo Belinati, atual prefeito e alvo das principais críticas de Boca Aberta.
O número da urna será o 90.
4 – Carlos Scalassara (PT)
O advogado Carlos Scalassara, de 59 anos, é o candidato à prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT). Entre 2001 e 2004 ele já atuou como procurador-geral de Londrina na gestão do ex-prefeito Nedson Micheletti. Também já foi vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O número na urna será o 13.
4 – Águila Misuta (MDB)
Candidato pela ala de direita do MDB, Águila Misuta, de 57 anos, é o nome lançado pelo partido. Ele foi tenente do Corpo de Bombeiros e delegado da Polícia Civil em Londrina. A formação de Misuta é em Direito e Arquitetura. Ele também é professor universitário de Direito Penal.
O vice de Águila Misuta é Ciro Novaes, do Partido da Mulher Brasileira (PMB). A coligação também leva o Democracia Cristã (DC) e o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro).
O número na urna será 15.
6 – Junior Santos Rosa (Republicanos)
Vereador em Londrina por três mandatos, Junior Santos Rosa, de 36 anos, é o candidato à prefeito pelo Republicanos. Ele tem como vice a professora Vera Eunice, de 59 anos, filiada ao PSL. Inicialmente o PSL iria lançar Filipe Barros como candidato à prefeito, mas o deputado federal repensou e desistiu de prosseguir com a candidatura, e articulou com o Republicanos o apoio a Junior Santos Rosa.
O número da urna será o 10.
Conheça o plano de governo.
7 – Marcio Sanches (Movimento 65)
O antigo Partido Comunista do Brasil (PC do B), atual Movimento 65, escolheu o sociólogo e publicitário Marcio Sanches como candidato da sigla nas eleições municipais. Marcio tem 47 anos, é natural de Maringá, e já foi presidente da União Londrinense dos Estudantes Secundaristas (ULES) e da União Paranaense (UPES). É a primeira vez ele disputa a eleição; O vice escolhido é Osvaldo Lima.
O número da urna será o 65
8 – Marcio Stamm (Podemos)
Márcio Stamm tem 54 anos e é o candidato do Podemos à prefeitura de Londrina. Ele tem o apoio dos três senadores da bancada do Paraná em Brasília, além de ser endossado pelo ex-prefeito Alexandre Kireeff.
Apesar disso, Marcio Stamm é pouco conhecido. Ele foi chefe de gabinete de Kireeff entre 2013 e 2016. Nas redes sociais é crítico da gestão de Marcelo Belinati, e se diz oposição. A vice escolhida foi Fernanda Viotto, também do Podemos. O único partido que apoiou a candidatura foi o Cidadania (antigo PPS).
O número da urna será o 19.
O plano de governo ainda não foi divulgado.
9 – Tiago Amaral (PSB)
O deputado estadual Tiago Amaral, de 34 anos, é londrinense e disputa as eleições pelo PSB com o apoio do governador Ratinho Junior. A coligação de Tiago Amaral leva ainda o PSD, DEM e o PSC. O vice escolhido é o vereador Felipe Prochet (PSD) que também é presidente do Londrina Esporte Clube (LEC).
Tiago Amaral é advogado, atuou na função até ser eleito deputado. O pai dele, Durval Amaral, é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). A família tem forte influência política em Cambé, na Região Metropolitana de Londrina.
Até junho de 2020, Tiago era vice-líder do governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa.
O número da urna será o 40.
10 – Marcelo Belinati (Progressistas)
Marcelo Belinati tem 49 anos, e tenta a reeleição. Ele é candidato à prefeito pelo Progressistas e segue com ótimos índices de aprovação em sua atual gestão, segundo as últimas pesquisas internas.
Belinati é formado em medicina e em direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele foi deputado federal por Londrina, e vereador na cidade por dois mandatos.
É a terceira vez que Belinati disputa uma eleição para a prefeitura. O candidato à vice-prefeito continua sendo João Mendonça, que agora está filiado ao Progressistas. A aliança com Belinati também leva o PTB, PTC, PL, PSDB, Patriota, Solidariedade
O número da urna eletrônica será 11