A deputada federal Luísa Canziani (PTB) cobrou do governador Ratinho Junior a contratação de mais funcionários para reforçar a equipe de atendimento do Hospital Universitário de Londrina. A necessidade do HU foi mencionada pela parlamentar durante vídeo-conferência entre deputados federais do Paraná e o governo do estado.
A reunião aconteceu após articulação de Canziani e do coordenador da bancada do Paraná, Toninho Wandscher (PROS) para discutir ações do estado para minimizar os efeitos provocados pela pandemia de coronavírus.
“Trocamos informações importantes. A intenção é que trabalhemos em conjunto, e possamos atender as demandas do Estado e dos municípios”, disse Canziani.
Sobre a contratação de novos profissionais ao Hospital Universitário, a deputada disse que tem mantido contato com autoridades de saúde de Londrina e com a diretora do hospital, Vivian Feijó. “É necessário ter mais pessoal, porque a demanda de pacientes é crescente, além de o HU ser o hospital referência no Norte do Paraná, e atender 98 municípios”, disse.
Beto Preto, secretário estadual de Saúde, sinalizou positivamente para a contratação de profissionais, e disse que a intenção do estado é fazer um aporte financeiro para que todos os hospitais possam fazer a contratação de pessoal, seja por chamamento público de empresa privada, ou por meio de PSS.
Segundo ele, as opções seriam as mais viáveis para suprir a demanda por recursos humanos neste momento de pandemia.
O secretário ainda informou que foi feito o pedido de credenciamento, junto ao Ministério da Saúde, de 825 novos leitos de UTI em todo o Paraná para tratamento da covid-19.
ECONOMIA
Durante a reunião, o governador pediu ajuda aos deputados para cobrar uma contrapartida do governo federal sobre o Plano Mansueto, plano de ajuste fiscal aos Estados e que amplia o limite de endividamento dos governadores ao longo deste ano.
Na avaliação do governador Ratinho Júnior, o plano só auxilia Estados que se encontram em recuperação fiscal, o que não é o caso do Paraná.
Outro ponto é a votação de uma PEC que propõe a suspensão da dívida dos Estados e a prorrogação do prazo para pagamento dos precatórios.
Também foram discutidas questões sobre respiradores, equipamentos de proteção individual, leitos e aporte aos consórcios de saúde; suporte aos agricultores familiares; apoio a hospitais de pequeno porte; suspensão da cobrança de água e energia elétrica de hospitais filantrópicos; volta às aulas e questões de segurança pública.
Ficou previamente marcada para a próxima segunda-feira (dia 13/4) uma nova reunião entre a bancada federal e o governador Ratinho Júnior para discutir a questão econômica do Estado.