Lula é diplomado presidente da República em Brasília

Evento é a última cerimônia antes da posse presidencial.

Por Derick Fernandes 1 comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

Aconteceu em Brasília na tarde desta segunda-feira (12) a cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele retorna ao cargo para um terceiro mandato depois de uma passagem bem sucedida pela presidência entre 2002 e 2010, quando deixou o posto com mais de 80% de aprovação.

Além de Lula, a cerimônia também entregou o diploma ao vice-presidente Geraldo Alckimin, uma das peças mais importantes da campanha petista nas eleições.

O rito de diplomação é previsto no Código Eleitoral e marca o fim das eleições. Ela também é o último evento que antecede a posse. Ao receber os “diplomas” os políticos estarão habilitados para o exercício dos cargos a que foram eleitos.

Assista:

Segundo o TSE, a diplomação também certifica a escolha da população nas urnas, e ocorre somente depois do encerramento de prazos de contestação e aprovação das contas da campanha por exemplo.

O tribunal expede esse documento para os eleitos desde 1946. Somente durante a ditadura militar é que isso não aconteceu.

Na terça-feira (06) a Corte Eleitoral aprovou as contas da chapa de Lula, vencedora da corrida presidencial. Sem essa confirmação, Lula e Alckimin não poderiam exercer os cargos.

Já a diplomação de senadores e governadores ficam a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais, e, de acordo com o TSE, estão marcadas entre os dias 12 e 21 de dezembro.

Posse

Lula será empossado em 1º de janeiro em um grande evento em Brasília. Na cerimônia tradicional, o chefe de Estado eleito sobe a rampa do Palácio do Planalto, e então recebe a faixa do atual mandatário, no caso, o presidente Jair Bolsonaro.

Apesar disso, Bolsonaro não deve entregar a faixa a Lula, seu desafeto, para não gerar constrangimento. Algumas possibilidades são estudadas pela equipe de Lula, como por exemplo, a faixa ser entregue pela ex-presidente Dilma, ou ainda por alguém representando o povo.

Mais de 300 mil pessoas são esperadas no evento, que deve contar com shows de diversos artistas nacionais, além da presença de chefes de estado. A organização da cerimônia de posse está sob o comando da primeira-dama Janja Lula.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
1 comentário

Acesse para Comentar.

Sair da versão mobile