O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, está prestes a abandonar o PDT. Ele deve se filiar ao PSD, partido de Ratinho Junior, e disputar as eleições pela sigla, com o apoio do governador. Do outro lado, Silvio Barros, irmão de Ricardo Barros, ensaia seu retorno ao campo político do terceiro maior colégio eleitoral do Paraná.
O movimento de Maia acontece em meio a uma crise de aprovação na cidade. Apesar de algumas obras que estão sendo realizadas – boa parte conquistada no governo anterior – ainda há problemas crônicos na cidade, como a questão da saúde, que atinge a maioria dos municípios brasileiros, e o trânsito, cada vez mais saturado.
Maia acredita que se aproximando de Ratinho, tem mais chances de emplacar a reeleição já no primeiro turno, por causa da presença e parceria com o governo.
A articulação para a migração do prefeito para o PSD já é negociada há alguns meses, e deve ser oficializada nos próximos dias, com o fim da janela para troca de partidos de quem pretende se candidatar em 2020.