Um protesto organizado pelo Facebook levou milhares de pessoas ao calçadão central de Londrina na manhã deste sábado (13). O motivo da manifestação é o aumento abusivo do IPTU promovido pelo prefeito Marcelo Belinati (PP).
De acordo com relatos de moradores, o aumento tem chegado a 300% em algumas regiões da cidade. O reajuste do imposto derrubou a popularidade do prefeito, que também foi alvo de críticas e cartazes no protesto deste sábado.
Chamado de mentiroso pelos manifestantes, algumas pessoas carregavam cartazes pedindo que o chefe do executivo renunciasse. Um dos argumentos usados contra o aumento é um discurso do próprio prefeito, que quando vereador se posicionou contra a elevação do IPTU. O vídeo circulou as redes sociais na última semana.
No protesto desta manhã, a reivindicação é que o imposto seja reduzido ao valor anterior e que haja um debate mais amplo para definir os rumos da proposta, vista como abusiva por diversas entidades da cidade. Os manifestantes orientaram que os moradores não pague o imposto, como uma forma de boicotar a prefeitura.
O ex-vereador cassado Emerson Petriv, o Boca Aberta, também participou do protesto, no entanto sua participação foi vista como negativa, uma vez que a intenção do ex-vereador foi politizar o movimento organizado de forma legítima pelos populares.
OUTRO LADO
Para o prefeito Marcelo Belinati, porém, o aumento se faz necessário para recuperar a situação financeira da cidade. Ele acusa a administração de Alexandre Kireeff de deixar um rombo de R$ 120 milhões nos cofres públicos. A informação foi refutada pelo ex-prefeito, que alegou entregar a prefeitura com a saúde financeira em dia.
Desde o último dia 6, quando se intensificaram as críticas contra a administração por conta do aumento do IPTU e da taxa de lixo, o prefeito Belinati sumiu das redes sociais e tem evitado dar declarações públicas.
VÍDEO
A internauta Márcia Chenço gravou um vídeo durante o protesto e enviou ao Diário 24H.