O senador Major Olímpio (PSL-SP) teve morte cerebral confirmada na tarde desta quinta-feira (18) depois de ser diagnosticado com Covid-19, em São Paulo. A família comunicou o falecimento por meio das redes sociais do parlamentar. A família vai aguardar 12 horas para atestar o óbito oficialmente está verificando quais órgãos serão doados.
“Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olímpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmar o óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil“, diz a nota.
Sérgio Olímpio Gomes, conhecido como Major Olímpio, foi internado em 02 de março no Hospital São Camilo, em SP. Em 05 de março ele foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI). Depois disso, o estado de saúde do senador apenas piorou e ele não resistiu.
Olímpio é o terceiro senador a morrer vítima da Covid-19. Também faleceram José Maranhão (MDB-PB), de 87 anos, e Arolde de Oliveira (PSD-RJ). Major Olímpio era líder do PSL no Senado Federal.
HISTÓRICO
Nacional de Presidente Venceslau, no Oeste de São Paulo, Olímpio faria 59 anos em 20 de março. Ele foi deputado federal e deputado estadual em São Paulo por dois mantados. Antes de entrar na vida política, Olímpio serviu como policial militar no estado de São Paulo por 29 anos.
O senador deixa esposa e dois filhos.
PIORA RÁPIDA
Na última sexta-feira (12) a família pediu orações e disse que o estado de saúde do senador era “estável e inspirava cuidados”. Dias antes, quando foi transferido para à UTI, a informação é que ele estava tratando uma infecção, “mas conforme anteriormente informado, não houve, não haverá necessidade de entubação” – dizia o trecho da nota divulgada pela família à imprensa.
No entanto, Olímpio piorou rapidamente. Em 04 de março, enquanto estava internado, o senador usou as redes sociais para dizer que estava evoluindo “satisfatoriamente” e que “apesar da gravidade, tenho fé que em breve estou de volta ao combate!”, escreveu.
Mesmo internado, no dia 03 Olímpio participou de uma sessão de trabalhos no Senado por meio de videoconferência direto do hospital.
No Congresso, Major Olímpio foi eleito deputado federal em 2013 pelo Solidariedade, e votou pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016.