O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anunciou na noite desta quinta-feira (07) que o Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) decidiu flexibilizar as medidas de isolamento e autorizou a reabertura de shoppings centers e galerias na cidade, com a definição de medidas de controle.
O anúncio é feito logo depois da reunião com membros do conselho, que inclui médicos e profissionais técnicos. Apesar da autorização dos shoppings, as academias devem ficar fechadas por pelo menos mais uma semana.
Ainda conforme o prefeito, um decreto será publicado logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira definindo o retorno das atividades, no entanto, a reabertura já está prevista para acontecer amanhã, em razão das compras do Dia das Mães.
Uma das medidas que deve ser adotada é a medição da temperatura dos visitantes e funcionários de shoppings e galerias. Londrina tem 8 shoppings de todos os portes e várias galerias, das quais, o camelódromo no Centro é a mais conhecida.
O prefeito citou o decreto do governador Ratinho Junior que definia a suspensão do funcionamento dos shoppings e galerias no Paraná, no entanto, com a nova decisão judicial que permite a reabertura do comércio em Londrina, essa decisão sobre shoppings também cabe às prefeituras, cada uma observando seus critérios e necessidades.
“O decreto do governador fica valendo, mas é como uma indicação apenas. Isso quem vai definir, sobre a abertura ou não, são as prefeituras”, disse.
IGREJAS
Belinati também falou que as Igrejas podem permanecer abertas normalmente, mas sem a celebração de cultos. Por força de um decreto estadual, as atividades das igrejas no estado estão restritas a aconselhamentos individuais, apenas.
ASSISTA: