A partir de hoje pelos próximos 15 dias, todas as cidades do Paraná estão submetidas a um toque de recolher das 23h às 05h. A medida anunciada ontem pelo governador Ratinho Junior (PSD) é uma tentativa do governo de frear o avanço da Covid-19, que vem registrando novos casos a cada dia em todas as regiões do estado.
A Polícia Militar do Paraná vai ficar responsável pela fiscalização do cumprimento da regra, especialmente onde houver aglomerações, e em locais com consumo e venda de bebidas alcoólicas. Todo o comércio, lojas de conveniência e supermercados devem fechar. A única exceção é para postos de combustíveis (exceto a conveniência), serviços de saúde e segurança pública.
O decreto do governador vale por duas semanas, portanto até 16 de dezembro. Se houve necessidade, a medida pode ser renovada ou incrementada com outras medidas de restrição. Por hora o governo descarta lockdown, mas diz que a ideia está no radar, e caso seja extremamente necessário, irá implementá-la.
No texto assinado por Ratinho Junior não é estabelecida uma punição para quem descumprir a regra. O que é está claro, no entanto, é que a PM terá autorização para encerrar atividades de bares, casas noturnas, conveniências e outros estabelecimentos que estiverem funcionando, e orientar clientes e empresários.