Em mais um compromisso bilateral, o presidente Jair Bolsonaro se reúne com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Palácio do Planalto, em Brasília. O líder russo chegou ao local da reunião às 15h45 desta quinta-feira (14). Pela manhã, chefes de Estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul participaram da Cúpula do Brics, no Palácio do Itamaraty.
Jair Bolsonaro deve se encontrar ainda nesta quinta com o presidente da África do Sul. Na pauta dos encontros estão acordos comerciais e econômicos, como reforço do Banco do Brics, criado para armazenar reservas em dinheiro dos países envolvidos.
A intenção é ampliar a quantidade de produtos que são comercializados entre os países membros do grupo econômico. Durante dois dias de reuniões, o Brasil se aproximou da Índia, firmando parcerias para intensificar exportações e importações no setor alimentício.
Com a China, foram realizados acordos no ramo da industria, transporte e alimentação. Todos os países membros do Brics demonstraram compromisso em reduzir a emissão de gazes poluentes e seguir metas previstas no Acordo de Paris. Além disso, as cinco nações revelaram preocupações com a corrida armamentista no espaço exterior.
Correio Braziliense