OMS declara fim da emergência sanitária da Covid-19 após três anos de pandemia

A doença provocou a morte de mais de 6,8 milhões de pessoas em 700 milhões de casos. O Brasil foi um dos mais afetados.

Por
1 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Pacientes na UTI em um dos picos da pandemiaFoto: Agência Brasil

O estado de emergência sanitária internacional da Covid-19 chegou ao fim nesta sexta-feira, 5, após três anos de pandemia, decretada em 30 de janeiro de 2020. A Organização Mundial de Saúde (OMS) foi a responsável pela decisão.

“O comitê técnico recomendou o fim do estado de emergência, e eu aceitei a indicação”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Na quinta-feira, 4, o Comitê de Emergência para a Covid-19 se reuniu para definir se a pandemia de Covid-19 ainda seria mantida como Emergência Sanitária Pública de Interesse Internacional (Pheic).

O grupo, que foi convocado por Tedros, teve sua primeira reunião em 22 e 23 de janeiro de 2020, pouco depois dos primeiros casos serem notificados formalmente pela China.

Desde então, os especialistas, encontram-se a cada três meses para analisar as orientações para a crise sanitária. A doença provocou a morte de mais de 6,8 milhões de pessoas em 700 milhões de casos. O Brasil foi um dos mais afetados.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
Sair da versão mobile