O último boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na última terça-feira (25), evidenciou que a 17ª Regional de Saúde de Londrina, que abrange 21 municípios da região metropolitana, é a que tem o maior número de óbitos pela doença no Paraná.
Desde o início do período epidemiológico a região registrou 7 mortes de um total de 15 em todo o estado. Apesar disso o número pode ser ainda maior já que Londrina contabiliza apenas uma vítima fatal no boletim divulgado pela secretaria.
Dos três últimos óbitos registrados pela SESA, dois foram em Ibiporã. Os pacientes tinham respectivamente 38 e 68 anos, e também apresentavam comorbidades como diabetes e colesterol alto. A vítima mais nova morreu no dia 16 de março e o idoso no dia 5 deste mês.
Ibiporã enfrenta epidemia de dengue e tem 609 casos confirmados, além de outros 4.779 em análise. Para a secretaria de saúde de Ibiporã, o número é muito alto dadas as dimensões da população de 55 mil habitantes.
Além de Ibiporã, Sertanópolis também teve um óbito divulgado nesta semana. Trata-se de um paciente idoso de 84 anos, que sofria de diabetes severa. Ele morava a 100 metros de um ferro velho que foi multado por ter focos do mosquito transmissor.
Em Sertanópolis, a prefeitura tem aplicado multas que variam de R$ 250 a R$ 10 mil como forma de promover a conscientização e coibir os criadouros do Aedes aegypti.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!