Bolsonaristas espalham que Lula morreu e foi substituído sósia

Notícia falsa começou a ser disseminada pelas redes sociais por perfis de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Presidente Lula durante debate na TV GloboFoto: Ricardo Stuckert

Desde que foi eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sendo alvo de um turbilhão de notícias falsas (fake news) das mais diversas formas. A última que circula, por sua vez, é a mais absurda delas. Bolsonaristas acreditam, e estão espalhando nas redes sociais, que Lula morreu e teria sido substituído por um sósia com 10 dedos.

O boato apareceu depois que o petista foi internado para um procedimento cirúrgico na laringe, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A cirurgia foi bem sucedida de acordo com médicos, mas nem mesmo uma nota do hospital afastou a crença bolsonarista sobre a suposta morte de Lula.

Os perfis usam gravações de áudio apócrifas para “provar” a afirmação, que repercutiu mais depois da presença do presidente eleito na COP27, no Egito.

Teorias dão conta de que Lula, na COP27, na verdade seria outra pessoa usando uma máscara de silicone que imita o rosto do petista. Os conspiradores também dizem que o suposto sósia de Lula teria dez dedos, enquanto o verdadeiro tem nove.

NOTÍCIA FALSA
Lula não morreu

No vídeo divulgado pelos bolsonaristas, Lula aparece acenando supostamente com a mão esquerda. Mas a verdade é que a câmera é espelhada, sendo assim, o presidente eleito estava acenando com a mão direita, que possui os cinco dedos.

Além disso, perfis falsos e disseminadores de fake news aproveitam o clima para insuflar a base de bolsonaristas radicais para fomentar a notícia de que Lula havia morrido. São apenas mentiras estapafúrdias sem nenhum fundamento.

Compartilhe
Sair da versão mobile