Conta de luz ficará mais barata em dezembro  

Por conta das boas condições de geração de energia hidrelétrica, Aneel aciona bandeira tarifária verde para conta de luz

Jeane Moura
Por Jeane Moura 1 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Na última sexta-feira (29), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que para o mês de dezembro a bandeira tarifária será a verde, ou seja, sem cobrança extra na conta de luz. 

Essa ação faz com que no último mês do ano, a conta de luz chegue ao consumidor mais barata, uma vez que no mês de novembro a bandeira tarifária foi a amarela, tendo uma cobrança extra de R$1,88 centavos a cada 100 quilowatts-hora.  

A bandeira tarifária verde ficou estável de abril de 2022 a julho de 2024, quando foi necessário o acionamento da bandeira amarela. 

De acordo com a própria agência, o volume de chuvas foi um fator fundamental para ter essa mudança. 

Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explicou a Aneel em nota. 

Mesmo com esse cenário positivo, a Aneel orienta o consumo da energia de forma consciente. 

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.