O Barcelona foi derrotado por 1 a 0 pela Real Sociedad, fora de casa, em jogo válido pela 13ª rodada de LA LIGA. Sem Lamine Yamal, lesionado, e com Raphinha em noite menos inspirada, o time catalão voltou a perder após sete partidas e viu a vantagem na ponta da tabela diminuir com a goleada do Real Madrid contra o Osasuna no último sábado (9).
Até então com sete vitórias seguidas na temporada, o Barcelona, o melhor time da Europa em 2024/25, fez um péssimo jogo na Reale Arena.
Com 12 no relógio, De Jong chutou de fora da área com desvio, a defesa do mandante não conseguiu afastar e a bola sobrou para Lewandowski marcar.
No campo, gol legal, mas o VAR interviu pois a tecnologia semiautomática flagrou a ponta do pé do polonês à frente, bem diferente do que a imagem pausada do lance mostrava, com uma clara distinção da chuteira de Nayef Aguerd, aparentemente dando condição, e do atacante do Barça. Torcedores dos Culés nas redes sociais questionaram se a tecnologia pegou, na verdade, a ponta do pé do zagueiro da Sociedad ao invés de Lewa.
Após a anulação, o time basco entrou de vez na partida e abriu o placar com Sheraldo Becker, aos 32 da etapa inicial, em uma sequência de erros da defesa catalã. O 1 a 0 poderia ter sido muito mais, tamanha a superioridade ofensiva do lado da Real.
O Barcelona se mantém na liderança do Espanhol com 33 pontos, três a mais que o Real Madrid, que tem um jogo a menos. A Sociedad, em campanha irregular, subiu para o oitavo lugar.
A pouca inspiração do time de Hansi Flick se manteve no segundo tempo. Enquanto o time seguia sem obrigar o goleiro Remiro a fazer defesas difíceis, a Real Sociedad atacava com rapidez e chegou a ameaçar ampliar o placar múltiplas vezes. Raphinha, que acostumou os torcedores a atuações goleadoras e participativas nesta temporada, foi menos efetivo em San Sebastián: ele somou 58 ações com a bola e 67% no acerto de passes curtos.
Com o revés, o Barcelona descansa na pausa internacional e retorna aos gramados no dia 23 de novembro, para enfrentar o Celta de Vigo, fora de casa. Já o Real Sociedad, também só volta dia 23, em clássico basco contra o Athletic Bilbao, fora de casa.