Na tarde deste domingo (08), Grêmio e Corinthians se enfrentaram pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2024 na Arena do Grêmio. Um jogo que não definia muito o rumo das duas equipes na competição e que era marcado mais por ser um jogo de despedida para os dois lados, Pedro Geromel, que fez sua última partida na carreira antes de se aposentar, e Yuri Alberto, que pode deixar o Corinthians no início de 2025.
Pressão do Timão
Nos primeiros momentos de jogo, o Timão era quem tomava a iniciativa de partir para cima, o Grêmio, que por sua vez se defendia e tentava o contragolpe. Após os minutos iniciais, o Grêmio conseguiu chegar ao ataque também, mas sem grandes perigos, Yuri Alberto chegou a abrir o placar para o Corinthians, mas foi anulado devido a um impedimento na jogada.
O Corinthians foi quem predominou na primeira etapa, chegou com volume ao ataque algumas vezes, porém não conseguia ter sucesso nas finalizações. Já na reta final, Yuri Alberto foi derrubado na área e, em consulta ao VAR, o árbitro marcou a penalidade. O próprio atacante que sofreu o pênalti foi para a cobrança e abriu o placar para o Timão. Yuri, que disputava a artilharia do campeonato, chegou ao seu 15º gol e se sagrou o artilheiro do Brasileirão.
Tricolor não aproveita chances e Corinthians amplia
Na segunda etapa, o Grêmio foi quem voltou melhor, pressionando e levando perigo ao ataque, mas sem conseguir ter eficiência nas finalizações. Aos 79 minutos, após uma confusão entre os jogadores das duas equipes, o árbitro expulsou o volante Dodi do Grêmio e o venezuelano José Martínez do Corinthians.
As duas equipes, que valorizavam a posse de bola e chegavam com menos volume e frequência ao ataque, aos 88 minutos, Charles ampliou para o Alvinegro e, já nos acréscimos, o holandês Memphis Depay, com um golaço de bicicleta, amplia ainda mais a vantagem do Timão na partida.
Fim de campeonato
Grêmio acaba o campeonato em 12º e se classifica para a Sul-Americana. O Tricolor, que chegou a brigar contra o rebaixamento em determinado ponto, consegue escapar e vai a um campeonato intercontinental em 2025. Já o Timão, que teve turbulências no Brasileirão também, consegue emplacar 9 vitórias e, em 2025, vai disputar uma vaga na fase de grupos da Libertadores pela pré-Libertadores.