Neste domingo (8), Juventude e Cruzeiro se enfrentaram no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em duelo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Cruzeiro precisava dos três pontos e da derrota do Bahia para se classificar para a Pré-Libertadores 2025, enquanto Juventude precisava vencer para se garantir na fase de grupos da Sul-Americana.
Primeiro tempo
O jogo começou tenso desde os primeiros minutos, com bolas paradas para ambas as equipes. Ao decorrer da primeira etapa as equipes se encontravam travadas, o jogo das mesmas não seguia do jeito que os times gostariam, o Cruzeiro tentava recomeçar uma jogava do zero, mas acabava perdendo a bola para o Juve ainda na saída de bola. Aos 29 minutos, Lucas Silva disparou com a bola e encontrou Tevis livre dentro da área, que tocou para o gol e abriu o placar para a Raposa.
Aos 36 minutos Jean dispara sozinho em direção ao gol, consegue tocar para a área mas sem sucesso, apenas assustando a torcida celeste. Lucas Silva também assustou com bola parada cobrada aos 45´, que saiu desviada por centímetros. A primeira etapa da partida acabou com vantagem de 1 a 0 para o Rei de Copas.
Entrevista pós primeiro tempo
”Estou muito feliz com meu primeiro gol no profissional, só quero agradecer a Deus, ao Cruzeiro, ao professor Diniz e aos meus colegas de vestiário […] voltar para o campo e sair com a vitória” – Tevis, autor do gol, sobre sua quinta partida no profissional
Segundo tempo
A segunda etapa começou com o time gaúcho mais ligado para o jogo, em lance duvidoso em busca do gol, atacante do Juve pediu pênalti, mas logo foi impedido pela juíza Edina que leu o lance como simulação. Lucas Romero sentiu dores no joelho durante o jogo e foi substituído por Peralta aos 10 minutos da segunda etapa do jogo. Destaque do Cruzeiro na temporada -Matheus Pereira- fez uma falta em cima de Danilo Boza e recebeu o terceiro cartão amarelo da partida. O segundo tempo se mostrava mais favorável à equipe de casa, mas ainda sim, a mesma sentia dificuldades em finalizar de maneira certeira. Com objetivo de ajudar na articulação do meio campo, Fábio Mathias chamou Nenê, que entrou aos 16′ substituindo Jean Carlos.
A mudança surtiu efeito, o Juventude conseguia chegar cada vez mais perto do empate, obrigando o goleiro Cássio ficar atento. Cruzeiro, afim de não levar empate e pela saída de carrinho do autor do gol – Tevis – Diniz optou por mudanças também e chamou Lautaro Díaz e Weverton, que não entrava em campo desde março deste ano. Juventude continuou dominando o campo ofensivo e a sorte da Raposa foi Cássio brilhando e defendendo tudo que estava em seu caminho.
Em meio a discussão já no final do segundo tempo, Edina disparou cartão vermelho para Alan Ruschel e Matheus Pereira, Ruschel se recusou a sair de campo alegando não ter feito nada, obrigando a árbitra a rever o lance no VAR, Edina anulou o vermelho e deu um amarelo que se transformou em vermelho, visto que o jogador já estava amarelado. O jogo seguiu sem grandes emoções, acabando com mesmo resultado da primeira etapa, Cruzeiro 1 a 0.
O resultado deixou o Cruzeiro classificado para a fase de grupos da Copa Sul-Americana 2025, porém tirou o Juventude, já que finalizou o Campeonato Brasileiro na 15ª posição.