Pensando em chegar mais preparado para os Jogos Olímpicos, a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) marcou dois amistosos contra a Alemanha. O primeiro em solo francês, em La Moselle. Já o segundo, na terra dos adversários, em Saarbrucken.
Em La Moselle, a partida foi repleta de interrupções por desafios e erros de saques das duas equipes. O time brasileiro, comandado por Bernardinho, levou a melhor em um dos mais longos jogos que a seleção masculina disputou até aqui desde a Liga das Nações, vencendo por 3 sets a 2, com parciais de 21/25, 25/23, 29/31, 25/19 e 17/15. Darlan foi o principal jogador da partida, com mais pontos marcados, além de fechar o tie-break com uma pancada fenomenal.
Na segunda partida, em solo alemão, o Brasil corrigiu os erros do primeiro confronto e venceu com mais tranquilidade, com parciais de 18/25, 22/25, 25/20 e 21/25. Dessa vez o destaque ficou para Bruninho, levantador e capitão da seleção. A partida foi importante para o jogador, que voltou a ter volume de jogo após lesão na segunda semana da Liga das Nações.
Com o fim da fase preparatória, a seleção viajou de volta a França nesta segunda-feira (22), esperando até o próximo sábado (27), quando encara a Itália, em um grande clássico mundial. Além dos italianos, o Brasil terá pelo grupo B a Polônia no dia 31 e o Egito no dia 02 de agosto.