Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sem dúvidas, são um dos eventos esportivos mais esperados do ano. Um dos esportes com mais destaque em todas as Olimpíadas é o futebol masculino entre seleções. O evento acontecerá de 24 de julho a 9 de agosto de 2024, com diversas seleções disputando um só objetivo: o ouro olímpico. Conheça os estádios que sediarão o torneio:
Parc des Princes:
Estádio localizado a oeste de Paris, inaugurado em 18 de julho de 1897. O Paris Saint-Germain é predominantemente o clube que mais utiliza o estádio, apesar de o mesmo também sediar algumas partidas de rugby. O estádio foi construído em 1897 como um velódromo de ciclismo e foi utilizado como linha de chegada da Tour de France até 1967. Foi o local do primeiro jogo da seleção francesa de futebol em 1905. O estádio recebeu jogos da Copa do Mundo FIFA de 1938 e, em 1956, recebeu a final da primeira edição da UEFA Champions League, com a vitória do Real Madrid sobre o Stade de Reims por 4-3. O estádio também foi palco da final da Eurocopa de 1984, quando a França venceu a Espanha por 2 a 0. Mais tarde, o estádio também viria a sediar mais duas finais de Champions League: 1975, Bayern de Munique 2 – 0 Leeds United, e 1981, Liverpool 1 – 0 Real Madrid. O estádio possui capacidade para 48.500 pessoas sentadas, e o recorde de público registrado no estádio é de 50.370 pessoas. Atualmente, há um projeto de ampliação para 54.000 lugares. O estádio sediará a abertura da competição no dia 24 de julho, além de também ser o palco da grande final do torneio, tanto masculino quanto feminino, além de outros jogos da fase de grupos e um jogo nas quartas de final.
Stade de Bordeaux:
Localizado na cidade de Bordéus, o “Estádio Bordeaux” foi inaugurado em maio de 2015. A empresa Stade Bordeaux-Atlantique construiu e administra o recinto. O estádio recebe partidas do clube francês Girondins de Bordeaux, além de algumas partidas de rugby do Union Bordeaux Bègles. A ideia de construção do estádio surgiu durante a candidatura da França para sediar o Euro 2016. O Estádio Bordeaux se destaca pelo seu design espetacular e pela experiência do torcedor, com arquibancadas totalmente cobertas. Com capacidade comercial de 42.115 lugares, é o sexto estádio francês em número de lugares, possuindo um recorde de 53.483 pessoas no estádio. Desde sua construção, é a casa do Bordeaux, um dos principais times de futebol da França, e também recebeu uma final da Copa da Liga Francesa e a semifinal do torneio de rugby Top 14 em duas ocasiões, além de inúmeros shows, como Guns N’ Roses e Muse. O estádio será palco para alguns jogos da fase de grupos e apenas um jogo nas quartas de final.
Stade de la Beaujoire:
Localizado em Nantes, na França, é a casa do time de futebol francês FC Nantes Atlantique. Foi inaugurado em maio de 1984 e foi criado para sediar a Euro daquele ano. O estádio é a principal sede esportiva da cidade. Com seu estilo curvo e um teto que agora cobre todas as arquibancadas, Beaujoire ainda é um dos estádios mais conhecidos da França. O estádio possui capacidade para 35.322 pessoas sentadas. Inicialmente, quando construído, o estádio tinha capacidade para 52.923, tornando assim mais difícil calcular exatamente qual o recorde de público no estádio. Já sediou partidas de grandes competições internacionais, como a Euro 1984, a Copa do Mundo de futebol de 1998 e a Copa do Mundo de Rugby de 2007. O estádio será palco de alguns jogos na fase de grupos, um jogo das quartas e o jogo da disputa da medalha de bronze do torneio.
Parc Olympique Lyonnais:
Localizado em Lyon, este complexo é propriedade da empresa OL Groupe, holding da qual faz parte o clube de futebol Olympique Lyonnais. Inaugurado em 2016, o estádio possui capacidade para 59.186 lugares, com um recorde de público de 58.664 espectadores numa partida de rugby. O estádio foi sede de diversos jogos na Euro 2016 e o projeto inicial foi idealizado pela empresa para igualar o clube com os gigantes franceses e logicamente foi muito apoiado pelos órgãos de governo (LFP, FFF). O voluntarismo francês levou naturalmente à candidatura à organização do Euro 2016, que foi confiada à França. O recinto já foi palco da Final da Liga Europa 2017-18, uma das sedes da Eurocopa 2016 (foi palco das semifinais do torneio) e uma das sedes da Copa Mundial Feminina de Futebol de 2019, sediando a final do torneio onde os Estados Unidos venceram os Países Baixos por 2×0. Em 2024, o estádio receberá alguns jogos da fase de grupos, um jogo das quartas e um jogo das semifinais do torneio.
Stade Vélodrome:
Localizado em Marselha, no distrito de Saint-Germain, é o principal complexo desportivo da cidade e o segundo maior estádio da França em capacidade. O Vélodrome é utilizado pelo clube de futebol Olympique de Marseille. Foi fundado em 1937, inicialmente com 35 mil lugares. O estádio recebia, além do futebol, corridas de ciclismo e rugby, porém o velódromo foi retirado na década de 1980. O estádio passou por diversas reformas ao longo dos anos. Para a Copa do Mundo de Futebol de 1998, o recinto aumentou para 60 mil lugares e sua cobertura foi removida. Em 2014, sua capacidade foi aumentada para 67.394 torcedores, capacidade atual do estádio. O recorde de público registrado no estádio é de 59.120 espectadores. O estádio foi palco da semifinal da Euro 2016, além de sede das Copas do Mundo de Futebol de 1938 e 1998. Nas Olimpíadas de 2024, o estádio sediará alguns jogos na fase de grupos, um jogo das quartas e um jogo das semis, mais um capítulo sendo escrito dentro desse estádio tão tradicional!
Allianz Riviera:
Localizado no bairro de Saint-Isidore, em Nice, nos Alpes Marítimos, é um estádio multifuncional, inaugurado em setembro de 2013. O Olympique Gymnaste Club de Nice é o clube residente desde então. O estádio possui capacidade para 36.178 pessoas sentadas e possui um recorde de público de aproximadamente 40.000 pessoas simultâneas. É considerado também um dos estádios mais avançados tecnologicamente do país e mais dedicado a questões ambientais por conta do seu eco-design, uma vez que possui 7.000 m² de painéis solares na sua cobertura e utiliza um sistema que permite recolher e reutilizar águas pluviais. Graças aos vastos espaços disponíveis, o Stade de Nice acolhe também o Museu Nacional do Desporto, visitado por mais de 70.000 pessoas todos os anos. O estádio acolheu inúmeros encontros de alto nível, incluindo alguns jogos do Euro 2016, bem como vários jogos da seleção francesa de futebol. Em 2024, o mesmo será palco de apenas confrontos na fase de grupos, ficando de fora de qualquer jogo de mata-mata.
Stade Geoffroy-Guichard:
Localizado na cidade de Saint-Étienne, o estádio foi fundado em 1930 e sedia os jogos do AS Saint-Étienne, da mesma cidade. É chamado de “le chaudron” (o caldeirão) ou “l’enfer vert” (o inferno verde), numa referência às cores do time. Com capacidade para cerca de 42.000 espectadores, já passou por diversas reformas e recebeu vários torneios de futebol, como a Eurocopa de 1984, a Copa do Mundo de 1998 e a Copa das Confederações de 2003. Além disso, recebeu partidas da Copa do Mundo de Rugby de 2007.
O edifício possui quatro arquibancadas, cada uma delas dividida em níveis superior e inferior. A torcida recorde de 47.747 espectadores foi alcançada nas quartas de final da Copa da França, no jogo contra o Lille, em 11 de maio de 1985. O Estádio Geoffroy-Guichard recebeu partidas da Eurocopa de 1984 e da Copa do Mundo de futebol em 1998, além da Copa do Mundo de rugby de 2007. A FFF tentou eleger o estádio como palco da final da Liga Europa 22/23, porém não ganhou a eleição. Em 2024, o estádio também sediará somente jogos da fase de grupos do torneio, fechando assim a lista de estádios que serão palco dos Jogos Olímpicos de Paris.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 têm transmissão ao vivo no Brasil pelo site Olympics.com, TV Globo, SporTV e Cazé TV. E obviamente com a cobertura aqui