Buscando pontuar para sair da zona de rebaixamento, o Corinthians recebeu o Criciúma em casa em uma noite cheia de estreias do lado corintiano. No banco, Ramón Díaz fez seu primeiro jogo no comando do Timão, enquanto em campo, Alex Santana e Hugo Souza (Neneca) vestiram o manto pela primeira vez. Já o Tigre entrou em campo querendo subir na tabela para se manter fora da zona, além de querer quebrar um tabu de 21 anos sem ganhar do Corinthians em São Paulo.
1º TEMPO
O jogo começou morno, sem muitas emoções nos primeiros 10 minutos. A primeira chance clara foi do time visitante aos 13 minutos, quando Barreto, próximo à pequena área, recebeu um belo passe de Matheusinho, mas faltou calma e o goleiro Hugo fez sua primeira grande defesa pelo Corinthians.
Após um espaço de tempo sem finalizações, o Corinthians chegou ao ataque com Cacá, que após cobrança de falta de Garro conseguiu cabecear, mas a bola foi por cima do gol. No lance seguinte, o Criciúma teve mais uma chance de abrir o placar. Marcelo Hermes fez boa jogada no ataque e tocou para o meio, mas Matheusinho, bem posicionado, furou a bola e desperdiçou a chance.
Aos 29 minutos, foi a vez do Corinthians desperdiçar a chance de abrir o placar. Romero fez um bom passe para Yuri Alberto, que recebeu em boas condições, mas chutou mal na saída do goleiro Gustavo, que fez a defesa. No rebote, Romero chutou rasteiro e fraco, facilitando para a defesa do Criciúma. Quatro minutos depois, Hugo experimentou um chute de fora da área, a bola desviou no meio do caminho e quase parou no ângulo, levando perigo ao time visitante.
O jogo começou a ser jogado com mais intensidade. Aos 37 minutos, uma bela troca de passes parou em Romero, que arriscou um chute colocado e forte, a bola passou perto da trave, indicando que o gol estava próximo. Mas, jogando um balde de água fria no time corintiano, Claudinho chutou uma bola de fora da área, que desviou em Cacá e foi parar no cantinho do goleiro Hugo Souza, que nada pôde fazer. Criciúma abriu o placar.
Gustavo estava em noite brilhante. Em cobrança de falta de Garro, o Corinthians novamente chegou com perigo, mas o goleiro do Criciúma evitou o empate.
Assim terminou o 1º tempo, que começou morno, mas ao decorrer teve boas emoções. O Corinthians conseguiu criar chances através de cobranças de bola parada e chutes de fora da área, enquanto o Tigre conseguiu se defender e chegar ao ataque com lances perigosos através da desatenção da zaga corintiana.
2º TEMPO
Sem alterações em nenhum dos times, começou a segunda etapa do jogo. O Criciúma iniciou mais intenso, tendo chances com Arthur Caíke e Wilker, mas Hugo Souza, arqueiro corintiano, defendeu. Quem chegou ao gol, porém, foi o Corinthians. Aos 8 minutos, em cruzamento de Hugo, Romero acertou um bom chute que venceu o goleiro Gustavo e empatou o jogo.
Aos 16 minutos veio a virada. Igor Coronado fez um cruzamento preciso na cabeça de Cacá, que se redimiu do erro no gol do Criciúma e virou o jogo para o time da casa.
O jogo voltou a ficar morno após o gol da virada. O time catarinense, que antes conseguia incomodar, já não teve tantas chances. Os papéis se inverteram em comparação ao 1º tempo. O Criciúma buscava atacar e o Corinthians se defendia, tentando matar o jogo no contra-ataque. Com as mudanças nas equipes, o jogo ficou mais trucado. Uma dessas mudanças no Tigre foi a entrada de Felipe Vizeu, que voltou a campo após um mês sem jogar. Já Ramón Díaz proporcionou a volta de Fagner, que estava quase dois meses fora dos gramados e fechou a defesa.
O próprio Fagner falhou, Felipe Vizeu aproveitou e arriscou um chute, que desviou e passou perto da trave corintiana. Nos minutos finais, o Criciúma tentou ir para a marca corintiana, porém sem sucesso. Sem dar mais sustos no Corinthians, o Tigre saiu derrotado e segue sem vencer o Corinthians na Neo Química Arena, mantendo um tabu de 21 anos sem vencer em São Paulo.
RESULTADO E IMPRESSÕES
Com o resultado, o Corinthians permanece na zona de rebaixamento, mas encosta no Vitória com o mesmo número de pontos (15). O Criciúma estaciona na 14ª colocação, podendo terminar em 16º no fim da rodada com uma combinação de resultados, tendo dois jogos a menos que os demais times.
Os estreantes da noite deram um belo cartão de visita ao torcedor. Alex Santana foi bem elogiado pelos torcedores nas redes sociais, principalmente por sua infiltração na área e seus botes firmes. Hugo Souza, por sua vez, passou confiança, apesar do gol sofrido, foi muito bem nos lances em que precisou trabalhar. Já o técnico Ramón Díaz foi criticado antes do jogo por tirar Breno Bidon e Felix Torres do time titular e deixar Igor Coronado no banco, mas durante o jogo fez uma boa atuação, tendo participação direta no gol da virada.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 1 CRICIÚMA
BRASILEIRÃO – 17ª RODADA
16/07/2024 – 21:00
ESTÁDIO: Neo Química Arena
PÚBLICO TOTAL: 43.241
RENDA: R$ 2.694.764,50