O Paraná iniciou a temporada mantendo a continuidade do técnico Jorge Ferreira e a reformulação do elenco, apesar da derrota diante do Athletico Paranaense, o clube luta para começar bem a temporada e garantir o seu calendário para a próxima temporada de 2023. Sobretudo, para este ano a equipe conta com o Estadual que iniciou a disputa e a equipe perdeu por 1 x 0 do Furacão. Bem como a Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão.
O clube paranista busca ao menos uma boa colocação no campeonato estadual, para conseguir uma vaga na quarta divisão do Brasileirão de 2023. Caso isso não aconteça, o Paraná pode se transformar em uma equipe de apenas três meses de atividades.
Em entrevista realizada pelo Ge.globo.com, o técnico Jorge falou:
São três competições importantíssimas. Tanto o Paranaense, como Copa do Brasil e a Série D. O foco agora é o Estadual. É o Paranaense mais importante da história do Paraná Clube, porque ele garante vaga para a Série D do outro ano. Mesmo a gente tendo como principal objetivo o acesso à Série C, não tem como garantir.
Em síntese, o Paraná possui sete títulos estaduais e não levanta a taça desde 2006. Ao todo são 15 anos sem vencer a competição. O clube não chega à final desde 2007, na época foi vice-campeão, perdendo o título para o Paranavaí. Por fim, a equipe volta a jogar pelo estadual, nesta próxima quarta (26), e enfrenta o Azuriz em casa, às 19h (horário de Brasília).