A 17ª rodada do Brasileirão 2024 trouxe grandes emoções, reviravoltas e resultados significativos que mexeram muito com a tabela do campeonato. Confira abaixo os detalhes dos jogos que aconteceram entre os dias 13 e 17 de julho.
Bahia 1 x 2 Cuiabá (Fonte Nova)
No último sábado, (13), o Bahia enfrentou o Cuiabá na Fonte Nova. O jogo começou movimentado, com o Cuiabá abrindo o placar aos 22 minutos do primeiro tempo com um gol de Isidro Pitta. O Bahia buscou o empate no segundo tempo e conseguiu com Jean Lucas aos 4 minutos. Porém, o Cuiabá voltou a ficar na frente com mais um gol de Pitta, aos 6 minutos do segundo tempo. A equipe do Cuiabá conseguiu segurar a vantagem e garantiu uma vitória importante fora de casa, fazendo com que o Bahia caia para 5º colocada na tabela, enquanto o Cuiabá permanece em 15º com 17 pontos.
Cruzeiro 2 x 1 RB Bragantino (Mineirão)
No Mineirão, também no sábado, o Cruzeiro enfrentou o Bragantino. Gabriel Veron abriu o placar para o Cruzeiro logo aos 8 minutos do primeiro tempo, aproveitando uma falha na defesa adversária. O jogo seguiu equilibrado até que Matheus Pereira ampliou a vantagem do Cruzeiro aos 39 minutos do segundo tempo. O Massa Bruta ainda conseguiu descontar com Borbas aos 50 minutos do segundo tempo, mas não foi suficiente para evitar a derrota. Com a vitória, o Cruzeiro conquistou três pontos importantes e se manteve no G-6 do Brasileirão.
Juventude 1 x 1 Atlético-MG (Mané Garrincha)
Na terça-feira, (16), Juventude e Atlético-MG se enfrentaram no Mané Garrincha, em Brasília, devido à venda do mando de campo do Juventude. O jogo foi equilibrado, com Jean Carlos abrindo o placar para o Juventude aos 24 minutos do primeiro tempo. O Atlético-MG empatou com Junior Alonso aos 36 minutos do segundo tempo. Aos 18 minutos do primeiro tempo, Hulk fez um belo gol de cobertura, porém foi anulado devido a uma falta cometida na entrada da área. O empate fez o Galo cair para a 11ª colocação e fez o Papo subir para a 12ª.
Corinthians 2 x 1 Criciúma (Neo Química Arena)
Ainda na terça-feira, o Corinthians recebeu o Criciúma na Neo Química Arena. O Criciúma saiu na frente com um gol de Claudinho aos 41 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, o Corinthians voltou com uma postura mais agressiva e empatou com Romero aos 9 minutos. A virada veio aos 17 minutos com Cacá, garantindo uma importante vitória para o Timão, que luta para se afastar da zona de rebaixamento.
A noite ficou marcada por uma frase dita pelo zagueiro que marcou o gol da vitória do Tiomão, o camisa 25, Cacá, disse
“Não vou render muito hoje, é p** no ** da mídia e Vai Corinthians! É nóis”
O zagueiro foi multado por um valor que o clube manteve em segredo. Em suas redes-sociais, Cacá pede desculpas pelo depoimento dado:
Pessoal, gostaria de me desculpar pela minha atitude na zona mista. Estava de cabeça quente por alguns comentários que vi sobre o time mesmo com a vitória e tive um comportamento ruim. Quero valorizar a vitória do grupo e dizer ao torcedor que seguimos juntos. Respeito muito o papel e trabalho dos jornalistas. Página virada e seguimos em busca do melhor para o Corinthians
Atlético Goianiense 0 x 1 Vasco da Gama (Antonio Accioly)
Na quarta-feira (17), o Atlético Goianiense enfrentou o Vasco da Gama em casa. Em um jogo truncado, o Vasco conseguiu sair vitorioso com um gol de David aos 25 minutos do segundo tempo. A vitória foi crucial para o Vasco, que busca se consolidar entre os 10 primeiros da tabela, chegando a 9ª colocação, enquanto o Atlético Goianiense segue lutando contra a ameaça do rebaixamento, já que está na 19ª colocação.
São Paulo 1 x 0 Grêmio (MorumBis)
No MorumBis, o São Paulo recebeu o Grêmio e conquistou uma vitória magra por 1 a 0. O gol solitário da partida foi marcado por Lucas aos 10 minutos do primeiro tempo. Com essa vitória, o Tricolor Paulista continuou sua boa campanha e manteve-se firme nas primeiras posições da tabela assumindo a 4ª colocação e ultrapassando o Bahia.
Alisson, principal peça do meio de campo do São Paulo saiu lesionado. Após exames, foi constatado que o atleta acabou quebrando o tornozelo e não jogará mais no ano de 2024.
Botafogo 1 x 0 Palmeiras (Nilton Santos)
No Nilton Santos, o Botafogo enfrentou o Palmeiras e venceu por 1 a 0. Tiquinho Soares marcou o gol da vitória aos 11 minutos do segundo tempo. O resultado foi importante para o Botafogo, que dispara na liderança do campeonato estando 3 pontos a frente do seu adversário da noite que ocupa a vice colocação.
Fortaleza 3 x 1 Vitória (Castelão, Quarta-feira 17)
No Castelão, o Fortaleza venceu o Vitória por 3 a 1 em um jogo movimentado. Breno abriu o placar para o Fortaleza aos 25 minutos do primeiro tempo, seguido por Pochettino aos 35 minutos. Tinga fechou o placar para o Leão, enquanto José Hugo marcou diminuiu a vantagem. O triunfo manteve o Fortaleza na 7ª posição da tabela, enquanto o Vitória cai para 16º com os mesmo 15 pontos do primeiro time do Z-4, Corinthians.
Jogos Adiados
Dois jogos importantes foram adiados nesta rodada. Internacional x Flamengo foi adiado devido ao calendário apertado do Colorado, e Fluminense x Athletico Paranaense foi adiado porque o Athletico joga hoje (18) pela Sul-Americana. Esses jogos adiados poderão trazer mudanças significativas na tabela quando forem realizados, afinal o Flamengo está com os mesmo 33 pontos do Palmeiras e em caso de vitória pode ultrapassar o verdão e assumir a segunda colocação.
Confira abaixo a atual tabela do brasileirão:
+Entre em nosso canal no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias