Imagine você na seguinte posição: Tri-campeão mundial consecutivo da categoria de mais alto escalão do automobilismo mundial; brigando pelo 4º título e multi-campeão de corridas de simulador, proibido de jogar videogame de madrugada. Parece cena de filme, mas não é: essa é a atual realidade de Max Verstappen.
O holandês que se sagrou tri-campeão mundial da F1 em 2023 e briga pelo quarto campeonato consecutivo tem passado por situações no mínimo curiosas em sua relação com a equipe onde corre – a Red Bull Racing. Sem vencer corridas há 3 GP’s, o relacionamento com a equipe austríaca tem soltado faíscas nas conversas de rádios entre piloto e engenheiros, e fora das pistas também, com “trocas de farpas” entre o dirigente da equipe e Max.
No GP da Hungria, Verstappen chegou a reclamar no rádio das punições e direcionamentos que a organização de prova vinha fazendo com ele durante a prova, chegando a ouvir a seguinte frase de seu engenheiro: “Não vou criar uma briga no rádio com as outras equipes por você, Max. Deixe os comissários de prova fazerem o trabalho deles. Você está sendo infantil no rádio. Muito infantil.” – atitude que deixou o piloto bastante irritado.
Nos backstages, vemos mais explicações sobre o que pode estar acontecendo na relação piloto-equipe, considerando que o time não tem ficado satisfeito com algumas das ideias extra-pista do piloto. Verstappen tem se dedicado diretamente às corridas de simulador, que muitas vezes são feitas de madrugada, e em diversas oportunidades o piloto é “escalado” pelo time virtual dele para pilotar em finais de semana de corridas oficiais da F1 (que claramente deveriam ser a prioridade #1 dele).
Segundo relatos, no último final de semana Max competiu em uma prova noturna pelo iRacing (simulador de corrida de nível profissional online) e dormiu poucas horas durante a noite, prejudicando seu desempenho nas pistas. O piloto já havia feito isso, mas na outra oportunidade venceu de madrugada as 24h Virtuais de Nurburgring (pilotando em revezamentos de 3h cada com mais 2 pilotos) e vencendo na mahã seguinte o GP de Ímola, na Itália.
A questão agora é que o campeonato não está decidido, e o “jejum” de vitórias vem aumentando (são somente 3, mas já o suficiente para ligar o alerta do time da Red Bull) , a diretoria da RBR decidiu que Max não poderá mais jogar de madrugada, considerando que isso está atrapalhando o desempenho do piloto.
Helmut Marko – consultor da equipe – disparou: “Max estava muito irritado neste fim de semana, e não demorou muito para que as críticas surgissem – não é uma surpresa, já que ele joga corridas online metade da noite. Vale lembrar: em Ímola ele só foi para a cama às três da manhã e depois venceu o GP. Max tem um ciclo de sono diferente, dormiu sete horas. Ele só correu online na Hungria porque um piloto de sua equipe não estava disponível. No entanto, concordamos que ele não vai pilotar em simuladores até tão tarde de novo”.
Considerando o atual cenário da disputa do campeonato, a medida da equipe não foi nenhum absurdo, mas devemos ver mais comentários ácidos do holandês que não costuma gostar de ser contrariado (como vimos na conversa de rádio com a equipe na última corrida). Nos resta aguardar as novidades do GP da Bélgica neste final de semana.
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