Governo renova decreto até 30 de junho; Bares e restaurantes podem abrir amanhã

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes 4 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Arquivo

O Governo do Paraná renovou até 30 de junho as medidas de restrição para conter a contaminação pela Covid-19 no estado. As regras autorizam que bares, restaurantes e lanchonetes abram no sábado (12).

Com exceção do Dia dos Namorados, restaurantes, bares e lanchonetes são obrigados a fechar para atendimento presencial aos sábados e domingos, sendo permitido apenas o funcionamento por delivery ou retirada.

No novo texto, o governo também autoriza excepcionalmente no domingo (13) a realização dos concursos públicos da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O decreto mantém o toque de recolher e a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos ou coletivos das 20h às 05h. No decreto anterior, de 25 de maio, o governo ampliou o toque de recolher e restringiu serviços não-essenciais no estado – o texto valeu do dia 28 até as 05h de hoje.

Permanecem suspensas até o dia 28 deste mês todas as cirurgias eletivas da rede hospitalar do Paraná. Procedimentos de cardiologia, oncologia, nefrologia e demais exames considerados de urgência e emergência não são afetados pela determinação.

noticia 711609 img1 bar
Bares e restaurantes podem funcionar no dia 12 – Foto: Arquivo

O QUE MUDA

O governo abriu exceções no decreto para a abertura de bares, restaurantes e lanchonetes no sábado (12) e a realização de concursos públicos no domingo (13).

ATIVIDADES COM RESTRIÇÃO

  • Comércio de rua, galerias e centros comerciais: podem abrir de segunda à sábado das 09h às 18h com ocupação máxima de 50%. Domingos somente por delivery.
  • Academias de ginástica: funcionam das 06h às 20h com limite de 30% de ocupação
  • Shopping centers: abrem das 11h às 20h com limite de ocupação em 50% e devem fechar aos domingos.
  • Restaurantes, bares e lanchonetes: funcionam das 10h às 21h com limitação da capacidade em 50%. O funcionamento 24 horas é permitido somente por delivery ou retirada. Aos sábados e domingos fica proibido o consumo no local.
  • Demais serviços, como farmácias ou clínicas médicas: abrem sem restrição de horário, todos os dias da semana
  • Museus: funcionamento das 10h às 20h com limite de 50% de ocupação.
  • Supermercados: abrem das 8h às 20h com restrição de 50% de ocupação, sendo permitido o funcionamento 24 horas na modalidade delivery.

ATIVIDADES PROIBIDAS

  • Casas de shows
  • Circos
  • Teatros e cinemas
  • Casas de festas, de eventos, incluídas as com serviços de buffet
  • Mostras comerciais, feiras, eventos técnicos, congressos e convenções
  • Casas noturnas e correlatos
  • Reuniões com aglomeração de pessoas, encontros familiares e corporativos.

As igrejas e instituições religiosas devem atender a resolução da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em que limita a capacidade de cultos presenciais em 35% e sugere que as celebrações sejam feitas preferencialmente no formato virtual, com transmissão.

PANDEMIA NO PARANÁ

Segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (11) o Paraná chegou a 1.126.308 casos confirmados de Covid-19 e o total de mortes atingiu 27.386 vítimas.

De todas as 399 cidades do estado, apenas uma não registrou morte por causa do coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. No entanto, em todos os municípios há pelo menos um caso confirmado da doença.

A taxa de recuperação da Covid-19 no Paraná é de 70% considerando que 788.060 pessoas são consideradas curadas. A taxa de letalidade da doença permanece em 2% no estado.

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.