O prefeito Rafael Greca anunciou nesta quinta-feira (11/5), a compra de 70 ônibus elétricos para a Rede Integrada de Transporte de Curitiba (RIT). O anúncio foi feito durante a participação dele no Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade, no Complexo Imap no Parque Barigui.
“Com os ônibus elétricos elevamos o transporte público de patamar e fortalecemos a vocação de Curitiba como uma cidade humana e sustentável”
Rafael Greca, prefeito de Curitiba.
A Prefeitura irá investir R$ 200 milhões na aquisição desse primeiro lote de veículos elétricos para operar no transporte público, como um marco do processo de implantação da eletromobilidade em larga escala na cidade, dentro do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba. A previsão é que os ônibus elétricos entrem em operação na rede em 2024.
Do total de veículos a serem adquiridos, 28 serão articulados, para atender à linha Interbairros II, e 42 modelos Padron, a serem distribuídos pela Rede Integrada. Os fabricantes devem ser definidos com base nos testes em curso na cidade, que envolvem as empresas Volvo, Mercedes, Eletra, Marcopolo, BYD e Higer.
Estratégias de Curitiba
Organizado pela Prefeitura de Curitiba em parceria com as organizações WRI Brasil e C40 Cities, o Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade busca consolidar estratégias e integrar ações para a descarbonização das frotas de transporte coletivo, como parte das metas definidas no Plano de Ação Climática (PlanClima) e no plano de governo do município.
Damos mais um passo no caminho que definirá um modelo sustentável e eficiente dos serviços de mobilidade urbana de Curitiba, com vistas à nova concessão que ocorrerá em 2025″
Luiz Fernando Jamur, presidente do IPPUC – Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba
“Estamos promovendo testes e desenvolvendo estudos com a participação de representantes de toda a cadeia produtiva de transporte e mobilidade, tanto do Brasil como do Exterior, com o objetivo único de melhorar o serviço ao cidadão curitibano.”
Segundo Jamur, Curitiba avalia três diferentes modelos de negócio de eletromobilidade: contratação única para veículos, energia, operação e manutenção; de dois componentes, com um contrato para veículos e energia e outro para a manutenção e operação; e um terceiro modelo com três componentes, sendo separados os contratos de fornecimento de veículos, infraestrutura de energia e outro para a operação e manutenção.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!