O Banco de Leite de Paranavaí, no noroeste do Paraná, precisa urgentemente de doações para repor o estoque. Neste terça-feira (30) não havia leite disponível e foi necessário dar o leite em pó para os bebês que dependem das doações. Apesar de ser usado em alguns casos, a fórmula do leite em pó não tem os mesmos benefícios do leite materno.
De acordo com a enfermeira Bruna Barbosa de Oliveira Teixeira, coordenadora do programa Saúde da Mulher e da Criança, o número de doações caiu muito em janeiro. “Esse ano a gente começou com apenas seis doadoras. Em 2017 tivemos uma média de 25 doadoras por mês”, detalhou.
Na maioria das vezes, o leite recebido é usado para atendimento de crianças que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que abriga, principalmente, bebês prematuros, que são os que mais precisam, por terem a necessidade de se desenvolverem fora do ventre da mãe.
Para doar, a mãe deve estar saudável, não fazer uso de medicamentos especiais e ter leite sobrando após a amamentação do seu bebê.
As mães que estão amamentando podem procurar o programa Saúde da Mulher e da Criança para fazerem o cadastro, pelo telefone (44) 3423-2046. Após o cadastro, a equipe do município faz uma visita à residência da futura doadora, treina a mãe para a retirada e fornece os frascos estéreis para a coleta do leite.
(Com informações do G1)