Câmara aprova PL que autoriza comércio aberto 24 horas em Londrina

Projeto exclui regras que limitam horário de funcionamento das lojas, que poderão funcionar 24h por dia.

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
PL permite lojas abrirem 24h por dia, 7 dias da semana. Direitos trabalhistas devem ser respeitados.Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Londrina aprovou em primeiro turno nesta terça-feira (06), o projeto de lei 02/2021 da vereadora Jessicão (PL) que autoriza o funcionamento do comércio 24 horas, todos os dias da semana, na cidade. A proposta passou com 13 votos favoráveis.

A partir da aprovação em primeiro turno, a proposta agora está aberta a emendas de outros vereadores, antes da votação em segundo turno.

Atualmente, o Código de Posturas (lei 11.468/2011) limita o funcionamento das lojas de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados das 09h até 13h e das 09h às 18h no primeiro sábado de cada mês. Com a nova lei, essa regra será extinta.

“O projeto vem com um objetivo muito claro, que é trazer mais renda pra cidade de Londrina, que é criar mais trabalho. […] O ponto principal deste projeto é que conheço muitas pessoas de cidades vizinhas, incluindo parentes, que gostam de vir fazer compras aqui, que saem do trabalho às seis horas da tarde e vêm para Londrina fazer suas compras”, justificou Jessicão.

IMG24H 1200 × 650 px 19
Vereadora Jessicão (PL) é autora da proposta – Foto: Divulgação

Por outro lado, a vereadora Lenir de Assis (PT) votou contra o PL. Assis argumentou que não é possível relacionar a criação de vagas de trabalho, com a ampliação do horário do comércio, e disse que a proposta não seria necessária para flexibilizar a abertura das lojas.

“Não precisa de uma lei para ampliar. Eles [comerciantes] têm as convenções trabalhistas. A melhor forma de a gente não intervir tanto na vida privada é justamente permitindo que as negociações sindicais sobrevivam e sejam respeitadas”, alegou.

A sessão que aprovou o texto foi acompanhada por representantes dos sindicatos dos empregados, e dos patrões. Eles afirmam que atualmente é possível de as lojas funcionarem em horários diferenciados, mas que nesse caso, é preciso do aval dos sindicatos que atuam em comum acordo para permitir a flexibilização a pedido de cada comércio.

Sendo sancionada, não haverá mais essa prerrogativa, e cada patrão poderá decidir por si e combinar com os empregados como se dará a jornada de trabalho. Empresas que quiserem abrir até mais tarde, ou funcionarem 24 horas, deverão se adequar quanto ao quadro funcional.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
3 comentários

Acesse para Comentar.