Com a alta recorde dos casos de Covid-19 e quatro mortes registradas pela doença nas últimas 24 horas, Cianorte vê seu sistema de saúde muito próximo do colapso total. A cidade não tem leitos de UTI, e Maringá, que concentra os principais hospitais da região, também está com o sistema superlotado.
Nesta sexta (26) o Governo do Paraná decretou lockdown em todo o estado a partir de hoje. Todas as grandes cidades anunciaram que vão adotar as medidas.
No entanto, em Cianorte, há um discurso duplo; A prefeitura informou que vai acatar as regras, porém com uma única exceção: os shoppings centers poderão funcionar com limite de 50% da capacidade. A medida foi adotada para defender o setor de vestuário, principal motor econômico de Cianorte.
Apesar de controversa, a exceção anunciada foi elogiada por uma parcela da população, mas também foi rechaçada por outra parte.
A cidade está em bandeira vermelha com alto risco de contágio. São atualmente 314 casos ativos e um total de 49 mortes no último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.