Acontece neste sábado (07) a consulta pública sobre a separação dos estados da região sul, que é composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, do restante do Brasil. A votação é organizada pelo movimento “O Sul é Meu País”, que é favorável a dissociação dos três estados do restante da nação brasileira.
Em Londrina, quatro locais terão urnas disponíveis para quem quiser votar contra ou a favor da separação. Na zona norte, a avenida Américo Deolindo Garla, 224, Pacaembu, receberá uma urna. No centro, serão três locais: a barragem do Lago Igapó, na rua da Canoagem, 115, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, na rua Maranhão, 85, no centro. Também haverá urna em frente a loja Frutos de Goiás, na rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 980, Lima Azevedo, também na área central. A votação será das 8h30 até às 17h.
Para votar, não é exigido nenhum documento, mas os organizadores orientam os participantes a levar o título de eleitor para assinar também o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pedindo um plebiscito social sobre o tema. O objetivo é atingir a marca de 1 milhão de votos no Plebisul e 3 milhões de assinaturas para o projeto, que continuará circulando após a votação.
A votação será em papel impresso. Nas cédulas, os eleitores vão responder à pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. Os sulistas poderão votar “sim” ou “não”.
Para outras informações acesse www.sullivre.org