Unidade Básica de Saúde em Ponta Grossa é furtada e perde vacinas

Redação
Por
2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Rede elétrica furtada / Foto: Divulgação- Prefeitura de Ponta Grossa

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Lubomir Urban, localizada em Ponta Grossa-PR, foi alvo de furto nessa segunda-feira (29). Foi o segundo roubo que a unidade enfrentou em apenas um período de sete dias.

A fiação elétrica do centro de saúde, situado na rua Washington Luís, acabou sendo furtada, fazendo com que o sistema de refrigeração das vacinas fosse danificado. Dessa maneira, todas as doses armazenadas no local foram perdidas, nenhuma delas eram vacinas contra a Covid-19, uma vez que essas doses não são armazenadas nas UBS’s.

Os profissionais da Unidade Lubomir  Urban apontam que com o ocorrido, houve um prejuízo de aproximadamente 30 mil reais. Além das doses perdidas, que compunham o calendário vacinal, uma semana antes o local já tinha sido furtado, dessa vez os assaltantes teriam levado o ar condicionado.

A IMPORTÂNCIA DO ARMAZENAMENTO

Diversos tipos de vacinas têm necessidades de serem armazenadas em temperaturas bem específicas. O assunto se tornou alta com a produção de vacinas contra a Covid-19. A vacina da Pfizer/BioNTech, por exemplo, tinha como recomendação o transporte das doses em temperaturas entre -60ºC e -80ºC.

Por vez, a maioria das vacinas devem ser armazenadas entre 2 a 8⁰C. Caso os procedimentos de manutenção não forem respeitados, a potência das vacinas pode ser reduzida significativamente ou, até mesmo, as tornando completamente ineficazes. Sem a rede elétrica em funcionamento, as doses da Unidade Lubomir Urban não permaneceram na temperatura ideal, dessa forma não podem ser utilizadas, já que devem ter sofrido “danos”.

Compartilhe