Neste domingo (18), a Guarda Municipal (GM) de Curitiba fechou uma festa clandestina que possuía mais de 200 pessoas. O público foi orientado a deixar o local.
Ao chega no bairro Umbará, lugar em que ocorria a festa, os profissionais tentaram localizar o proprietário do local. Como não conseguiram identificar nenhum responsável pelo evento, a banda que tocava no local foi autuada por promover eventos sociais.
De acordo com o decreto que entrou em vigor na quinta-feira (15), o comércio varejista e práticas esportivas coletivas podem ocorrer em Curitiba, desde que haja controle de acesso e protocolos de segurança. Porém, a prática de eventos sociais, eventos culturais e funcionamento de casas de show ainda estão vetadas.
Além da aglomeração de mais de 200 pessoas, os protocolos de segurança sanitária não estavam sendo seguidos, não havia distanciamento social e algumas pessoas não utilizavam mascaras.
Ao todo, 13 autos de infração foram dados àqueles que não usavam máscara. Fora isso, tal classificação de atividade ainda não está sendo permitida no município.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Derick Fernandes