As novelas “Luz do Sol” e “Bicho do Mato” adotam desde o começo da semana, uma nova forma de exibição nas tardes da Record TV. A emissora exibe os folhetins vespertinos em o que se chama de falso HD, com o fim da reprise de “Ribeirão do Tempo” (2010), última novela a ser exibida com as barras pretas. O mesmo padrão já era adotado pela Globo, desde a reprise de “Senhora do Destino” (2004), exibida no decorrer do ano passado.
Na prática a imagem fica esticada, uma maneira de compensar nas telas dos aparelhos televisores mais modernos, agora este padrão será adotado por todas as reprises, das tramas produzidas entre os anos de 2004 e 2010 que entrarem em cartaz na faixa vespertina. Vale lembrar que o canal de Edir Macedo já exibiu uma novela produzida com maior qualidade de imagem, no ano passado, com “Vidas em Jogo” (2011), que obteve os melhores resultados da segunda faixa até o momento.
A emissora de Silvio Santos também adota este padrão de imagem, com a reprise de “Sortilégio”. O jornalismo da rede sediada na Anhanguera era exibido no chamado SD Wide, com a compensação de tela, mas com as novas câmeras em HD, o jornalismo deixa de usar este expediente para transmitir suas notícias.