Muitos times da série A do Brasileirão já assinaram contrato com empresas na área de apostas, os investimentos e parcerias com casas de apostas esportivas online podem vir a ser positivos para o esporte no Brasil.
O Atlético Paranaense fechou em junho deste ano um acordo de patrocínio com a casa de apostas Betmotion, e se tornou um dos 15 times brasileiros que já possuem o apoio de empresas de apostas online. Estas ações consistem em uma injeção de fôlego financeiro para as dificuldades pelas quais tem atravessado o futebol brasileiro durante a pandemia. Situação que também acelerou o mercado de apostas esportivas online no Brasil. O que antes era uma clara tendência acabou sendo pressionada pelas circunstâncias.
A Betfair, que está presente no futebol europeu há anos, ingressou no mercado sul-americano em 2019, e passou a patrocinar as duas maiores competições de futebol do continente: o CONMEBOL Libertadores e o CONMEBOL Sul-Americana. O acordo está assinado até o dia 31 de dezembro de 2022.
As plataformas online de apostas oferecem ao torcedor e aficionado a possibilidade de apostar pequenas quantias, com a oportunidade de dar palpites em tempo real, e ter mais emoção ao desfrutar do esporte.
Pelo menos 13 dos 20 times de futebol da série “A” do brasileirão recebem algum tipo de patrocínio de casas de apostas online. Os três times que caíram para a série B no final de 2016 – Avaí, Cruzeiro e CSA – também tinham sites de apostas como anunciantes. Até clubes da série C do Brasileirão estão na mira dos patrocinadores. No Campeonato de 2020, podiam ser contados entre os patrocinados por casas de apostas online times como: Atlético/GO, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fortaleza, Goiás, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Sport e Vasco.
E o mercado aqui não é pequeno. O Brasil é o sexto país mais poblado do mundo, com cerca de 215 milhões de habitantes, sendo que grande parte deles é fã de futebol, esporte número um na preferência nacional.
Depois da expansão das apostas online na Europa na década passada, o Brasil promete ser um mercado muito promissor. Uma das maiores empresas do ramo, alcançou um acordo de patrocínio com o Atlético/MG em 2019. Além de anunciar por meio do time mineiro, a empresa tornou-se parceira digital do time, o que deu aos torcedores a possibilidade de obter acesso total à plataforma da empresa. Acrescente-se, que o time passou a ganhar uma comissão para cada torcedor que virasse cliente do 188Bet a partir do site do clube.
Estes são apenas alguns exemplos de uma parceria de investimento e interação de negócios que vem para apoiar o esporte e para se tornar uma evolução que veio para ficar.
Com a esperança de que seja regulamentada definitivamente legislação relativa a atividades de apostas esportivas e jogos de azar em território nacional, há muitos setores que vêem com bons olhos os efeitos positivos sobre investimentos, criação de emprego e arrecadação de impostos no país nessa área.
A Medida provisória apresentada pelo então presidente Michel Temer e depois aprovada no Congresso, abriu a possibilidade em 2018 de que casas de apostas se tornassem patrocinadores esportivos no país. Foi um primeiro passo na direção da legalização e regulamentação das apostas no território brasileiro.
Para se ter um dado concreto: a projeção para o mercado de apostas online no mundo em 2021 está estimada em 211 bilhões de dólares, e só continua crescendo.