LONDRINA, PR – A reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Paraná, anunciou, no último sábado (17), a suspensão do calendário acadêmico de graduação de 2018, cujo início estava previsto para esta segunda-feira (19).
A decisão deve-se ao fato de que o governo do Paraná não autorizou uma carga horária necessária para que a universidade pudesse contratar docentes temporários, necessários para suprir as demandas de diversos departamentos e cursos da universidade.
Confira na íntegra o boletim enviado pela UEL a servidores, docentes e estudantes:
“Considerando que a Universidade Estadual de Londrina tem um déficit, em seu quadro, de 255 docentes, dos quais 87 aguardam imediata nomeação e 168 vagas aguardam autorização para concurso, desde agosto de 2014;
Considerando que o Governador do Estado assinou o Decreto No. 9.026, datado de 16 de março de 2018, que autoriza o quantitativo de horas para contratação de docentes temporários, em regime especial CRES, para as Instituições Estaduais de Ensino Superior, para o exercício de 2018;
Considerando que a respectiva carga horária autorizada para a Instituição não atende o quantitativo necessário para suprir as demandas atuais da maioria dos departamentos da Universidade, o que acarretará falta de docentes em sala de aula desde o início do primeiro semestre, e agravar-se-á ao longo do ano;
A Reitoria da UEL, desde agosto de 2017, tem realizado um trabalho incessante visando à autorização do Governo do Paraná para as contratações docentes com o objetivo de evitar maiores prejuízos para as atividades acadêmicas e, consequentemente, para os estudantes. Assim, enquanto busca uma definição adequada deste quadro junto ao Governo do Estado, a Reitoria suspende o Calendário das Atividades de Ensino de Graduação até que o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) analise e delibere sobre a questão, em reunião extraordinária que, frente à situação, será convocada para segunda-feira, dia 19/03, às 14:30 hs.“