Grupos de religiosos conservadores e o movimento LGBT protestam na frente da Câmara de Londrina na tarde desta quinta-feira (23). Os religiosos são contra a criação de um conselho municipal para discutir políticas contra a homofobia na cidade.
Eles alegam que o conselho garante “mais direitos” ao público LGBT. Para protestar, eles levaram crucifixos, imagens religiosas e bandeiras do Brasil. A votação que vai decidir ou não pela criação do conselho acontece nesta tarde.
Uma das manifestantes do lado religioso gritou: “Não aceitamos gays, mas nós respeitamos vocês“, enquanto justificava sua posição contrária ao projeto.
Enquanto isso, integrantes do movimento LGBT também se manifestam, no entanto a favor da criação do conselho. O protesto é organizado por vários coletivos que representam a diversidade sexual.
Eles também levaram faixas, gritaram palavras de ordem e protestaram contra a homofobia e discriminação. “Deus não aceita pessoas homofóbicas e que espalham o ódio”, disseram.
Diversas entidades e instituições sociais, como o Ministério Público do Paraná, a própria Arquidiocese de Londrina e ex-prefeitos de Londrina apoiaram a criação do conselho.
Vale lembrar que todos os 28 conselhos existentes na cidade não geram custos ao município e não são remunerados.