CURITIBA, PR – No discurso de encerramento de sua caravana no sul do Brasil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que irá processar a Netflix por causa da série “O Mecanismo”, dirigida por José Padilha. Original da plataforma, a série é baseada em acontecimentos da Operação Lava Jato, em que Lula também figura réu.
Em “O Mecanismo” nem Lula e nem a ex-presidente Dilma Rousseff são citados nominalmente. Porém, para os espectadores ficou fácil reconhecer os petistas nos personagens João Higino e Janete Ruscov. No microblog Twitter, Dilma criticou duramente a série, que foi chamada por ela de “O Mecanismo de Fake News”.
— A mentira tem perna cursa. E, agora, a mentira ganha as telinhas da tevê: O Mecanismo, na Netflix – declarou Dilma.
A militância petista também atacou o seriado, alegando que ele deturpa acontecimentos reais. Um boicote ao Netflix chegou a ser convocado, pedindo para que os apoiadores do PT cancelem a assinatura do serviõ de streaming.
Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, aproveitou a tensão para ironizar o protesto petista:
— Com uma pessoa como Dilma fazendo campanha para boicote à série ‘O Mecanismo’, desconfio que a produção vai bater todos os recordes mundiais e planetários de audiência”, escreveu em sua conta no Twitter. –