LONDRINA, PR – A espera de pacientes que procuram a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Maria Cecília, na zona norte de Londrina chega a ser de oito horas. A falta de médico provocou um bate boca na tarde desta quarta-feira (22) dentro do posto. Internautas enviaram vídeos ao 24H retratando o problema e o momento em que uma servidora diz ‘que o problema da demora, não é dela’.
A unidade tem apenas uma médica para atender a alta demanda de pacientes. Às 16h00 desta quarta-feira, cerca de 45 pessoas aguardavam atendimento, algumas chegaram às 8h da manhã para conseguir uma consulta, agendada através da distribuição de senhas.
Reclamações sobre a UBS Maria Cecília não são novidade, e a recorrência do problema gerou indignação de quem estava no local. Um homem que estava aguardando há quase 10 horas perdeu a paciência e bateu boca com as funcionárias da unidade. A Polícia Militar (PM) teve que ser acionada ao posto na rua Eugênio Gayon, para acalmar os ânimos.
A discussão foi gravada pela internauta Tereza Fernandes, moradora do Maria Cecília, e que no momento da discussão também aguardava atendimento no posto. Somente ela já aguardava atendimento por três horas quando aconteceu a confusão.
— Só tem uma médica no posto. Tinha gente passando mal, e uma mulher chegou a desmaiar. É um total descaso com a saúde pública. – comentou ao 24H.
Uma das funcionárias do posto de saúde tentou explicar aos pacientes que reforço médico já havia sido solicitado pela direção da unidade, mas que isso não dependia apenas dela, e que a prefeitura é a responsável pela contratação dos médicos.
O 24H aguarda posicionamento da Secretaria Municipal da Saúde. Vale ressaltar ainda que o atual prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, é médico.
VEJA OS VÍDEOS: