LONDRINA – Longe de ser uma realidade, o Contorno Norte de Londrina não será um projeto a ser realizado em 2019. Isso porque o orçamento do governo do Paraná para o ano que vem, aprovado pela Assembleia Legislativa, não contempla a obra. O estado deve investir quase R$ 60 bilhões em 2019, sendo 10% disso como margem de remanejamento ao critério do executivo.
A obra, tão importante para Londrina, é de responsabilidade do Governo do Estado, depois que o ex-governador Beto Richa (PSDB) trocou a execução com a concessionária Econorte pela duplicação do trecho da BR-369 entre Jataizinho e Cornélio Procópio, no norte pioneiro.
Agora, a construção do Contorno Norte depende do governo. Segundo o deputado estadual Tercílio Turini (PPS), o orçamento tem previsão para outras obras estruturais na região de Londrina; ele cita a sequência da duplicação da PR-445 até o distrito de Irerê. Turini também informou a construção dos viadutos da Angelina Ricci Vezozo e da Bratislava, que estão previstas no orçamento.
Já a respeito do Contorno Norte, Turini diz que é possível cobrar o futuro governo para iniciar os projetos da obra, de acordo com a capacidade de remanejamento do executivo.
Além do contorno, o Hospital da Zona Oeste é outra promessa aos londrinenses que se arrasta desde quando foi anunciada. Conforme o deputado, os projetos serão licitados a partir do ano que vem para que o plano finalmente torne-se realidade.