O Governo do Paraná oficializou esta semana por meio de um decreto a criação do 30º Batalhão da Polícia Militar na zona norte de Londrina. A corporação é formada em substituição à 4ª Companhia Independente, que agora deve ter reforço na estrutura e contingente da tropa.
Depois de Curitiba, Londrina é a segunda cidade do Paraná a ter dois batalhões da PM depois de Curitiba. Até então, Londrina contava com o 5º Batalhão, responsável pelo policiamento da maior fatia do município, e ainda com a atribuição de apoiar as companhias independentes.
Além da zona norte e parte da zona leste e oeste, o novo BPM também será responsável pela segurança pública em Ibiporã e Jataizinho, na região metropolitana, áreas que antes eram de responsabilidade do 5º. Além disso, o 30º BPM também fica responsável por Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Sertanópolis, que já eram de abrangência da 4ª CIA desde julho passado.
No total, a população que engloba todas essas regiões soma 310 mil pessoas. Com isso, é esperado que a nova unidade da polícia ganhe reforço na estrutura tanto em contingente de policiais, como em viaturas e equipes especiais, como o Choque e ROTAM por exemplo.
O Comando da Polícia Militar do Paraná, no entanto, reconhece que essas mudanças serão implementadas com o tempo, e de início a estrutura será basicamente a mesma. Cambé, também na região metropolitana, deixa de ser atendida pelo batalhão de Londrina e passa a ter sua própria companhia – a 11ª CIA que nasce a partir das mudanças propostas na 4ª CIA que migra para a cidade vizinha.
Agora, o 5º batalhão fica responsável pelo policiamento das zonas sul, central, parte das regiões leste e oeste, além do município de Tamarana.