Neste fim de semana foi realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aproximadamente 5 milhões de estudantes, dos 8 milhões que estavam aptos. Para os locais que estão ocupados em alguns estados, prova vai acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro. Na média as abstenções foram de 30.01%, com maior adesão no Norte/Nordeste do Brasil. Para chegar ao número, foram excluídos aqueles alunos que ainda não fizeram a prova. Em 2015, este índice foi de 27.6%
Além das abstenções, foram registradas algumas prisões, por conta de uma comprovada influência externa e um dos beneficiados pelo esquema, mostrou para a polícia de Fortaleza (CE), como tudo funcionava. Apesar disso, hipótese de fraude nas provas foi descartada. Gabaritos chegaram a circular pela internet, mas as respostas que vazaram eram do exame aplicado no ano passado.
Londrina recebeu 26 mil estudantes que realizaram as provas entre sábado (05) e domingo (06), locais que estavam ocupados foram deixados antes do prazo estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), chegasse ao fim e com isso os dois dias tiveram movimentação tranquila na cidade.