PT oficializa chapa Lula e Alckmin para disputa à presidência

A federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV oficializou a chapa por unanimidade durante a convenção.

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes Deixe um comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Lula e Alckmin oficializaram candidatura à presidência.Foto: Ricardo Stuckert

O Partido dos Trabalhadores aprovou por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (21), a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. A convenção aconteceu em São Paulo, e também confirmou que o vice na chapa será o ex-governador Geraldo Alckmin, que agora é filiado ao PSB.

O evento aconteceu sem a presença do petista e do vice na chapa, já que ambos estão cumprindo agenda em Pernambuco. A federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV oficializou a chapa por unanimidade durante a convenção.

Lula é o primeiro candidato de uma federação, que significa uma aliança de quatro anos, em que os partidos se comprometem a atuar em convergência. Além dos partidos que compõe a federação, a chapa Lula e Alckmin tem ainda o PSOL, REDE, PSB e Solidariedade.

Após as convenções, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse à imprensa que as lideranças dos partidos que compõe a coligação foram liberadas a negociar com outras siglas apoio à chapa. Conforme ela, o PT mantém conversas com MDB e PSD.

Decidimos como meta a ampliação do movimento político. Não é uma eleição normal, que fazíamos debate de proposta, traz elementos duros, como ódio e violência. (…) É importante um movimento para que democratas e progressista não deixem que essa criatura sentada na Presidência

Gleisi Hoffmann, presidente d PT

Entre criticas de Gleisi ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, está a reunião com embaixadores que o presidente convocou para colocar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro, preocupando as instituições democráticas.

“O problema não é com urna eletrônica, problema dele [Bolsonaro] é com voto do povo.”

ALIANÇAS REGIONAIS

A petista também destacou que as siglas precisam decidir as candidaturas até 5 de agosto. Casos como no Rio de Janeiro e Ceará, em que houve desrespeito a acordos, o PT deve fazer reuniões para definir as chapas já nos próximos dias.

Depois da escola da chapa em convenção, os partidos tem até 15 de agosto para fazer o registro no sistema do TSE. Só então a partir de 16 de agosto, os candidatos podem começar a pedir votos, que é quando começa oficialmente a campanha.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: https://t.me/portal24h.

Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
Comentar

Acesse para Comentar.