Depois de 28 anos como deputado federal, o cambeense Luiz Carlos Hauly (PSDB) pediu para se aposentar. Incluído no regime especial de aposentadoria, o ex-deputado deve receber R$ 28,1 mil por mês da Câmara dos Deputados.
Hauly perdeu a reeleição para o cargo em 2018, mas mesmo assim continua com idas frequentes a Brasília e sempre é visto nos corredores do congresso nacional. O deputado era representante de Londrina e região metropolitana na Câmara e foi eleito pela última vez em 2014.
O ex-parlamentar também tentou emplacar o filho Luiz Renato Hauly, na Assembleia Legislativa do Paraná, mas o jovem também não foi eleito. Renato Hauly ocupa, desde o início da gestão Beto Richa, um cargo na diretoria da Fomento Paraná, instituição estadual de incentivo a empresários.
PREVIDÊNCIA
A polêmica reforma da previdência reacendeu o debate acerca das aposentadorias dos deputados e senadores. Para exemplificar, existe um plano especial de aposentadoria que prevê pagamentos de até R$ 33 mil mensais a ex-deputados federais e ex-senadores que durante o mandato contribuíram com sistema.
Com o tema sobre a previdência em alta, a aposentadoria especial dos políticos também entrou na mira, principalmente para aqueles, que como Hauly, defendem a reforma proposta pelo governo Bolsonaro, que eleva para 65 anos (homens) e 62 (mulheres) a idade mínima para se aposentar no regime comum.
O ex-deputado foi procurado para comentar o assunto, mas não foi localizado pela reportagem.
LISTA COMPLETA > Veja quem se aposentou pelo regime especial: