Número de moradores de rua cresceu em Londrina, aponta estudo

A estimativa é que mais de 1 mil pessoas vivam nas ruas de Londrina em estado considerado de vulnerabilidade social.

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes 1 comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

Um estudo realizado pelo Fórum Desenvolve Londrina indicou o crescimento da população em situação de rua na cidade, e estabeleceu o assunto como uma preocupação do poder público para os próximos anos. A estimativa é que mais de 1 mil pessoas vivam nas ruas de Londrina em estado considerado de vulnerabilidade social.

Muitas dessas pessoas vieram de outras regiões ou possuem familiares na cidade, porém sofrem com doenças relacionadas ao consumo de álcool ou são viciados em drogas.

O aumento na aglomeração de moradores de rua pode ser observado por exemplo na Concha Acústica, no Centro de Londrina. O local voltou a ser um ponto de concentração, algo que acaba gerando transtornos a quem mora nos prédios localizados no entorno do espaço.

Um dos fatores que explica o problema é a falta de ações da Assistência Social que, em Londrina, não conta com estrutura suficiente para atender toda a demanda. Existe apenas um albergue na cidade, e que ainda não comporta o total de pessoas que o procuram para passar a noite. O resultado disso é que muitos acabam dormindo em frente ao local na Av. Celso Garcia Cid.

O estudo também captou a opinião dos moradores do Centro, os mais afetados pela presença dos moradores de rua. Eles acreditam que o aumento da concentração de pessoas na Concha Acústica é um fator gerado por entidades que fazem diariamente a distribuição de comida para eles. O assunto já foi tema de discussão, inclusive com a sugestão do Ministério Público para que a distribuição fosse feita em um lugar mais adequado.

Outro ponto observado é a quanto a chegada de pessoas em situação vulnerável em Londrina. Se há aqueles que optaram por viver nas ruas em decorrência de vícios, há também aquelas pessoas que migram para Londrina em busca de melhores condições de vida e acabam desamparadas.

Com a pesquisa em mãos, o Fórum Desenvolve Londrina encaminhou a análise para a prefeitura e deve discutir alternativas para ao menos amenizar a situação.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
1 comentário

Acesse para Comentar.