Vinte e cinco cães mortos foram encontrados na noite desta segunda-feira (06) em uma casa localizada no conjunto Hilda Mandarino, na Zona Norte de Londrina. A ocorrência de maus-tratos aos animais foi atendida pela Guarda Municipal depois que a mulher responsável pelos animais informou sobre a situação.
Segundo ela, os cães morreram enquanto eram transportados de uma casa para outra durante uma mudança. A suspeita é que os animais tenham morrido asfixiados.
A mulher se apresentou como protetora de animais e disse que contratou um carreto para fazer o transporte dos animais. Ela também informou que durante o transporte, o carro contratado, uma Fiat Fiorino, teve problemas mecânicos e demorou para ser consertada.
O calor excessivo e a falta de ar fez com que parte dos cães que eram levados, morressem no interior do veículo, que é totalmente fechado. Com a situação, o motorista deixou os animais mortos na casa, e fugiu do local.
A vereadora Daniele Ziober (PP), que representa a causa animal, esteve no local para acompanhar a ocorrência. O frete, de acordo com ela, foi contratado através das redes sociais por meio de um grupo de vendas no Facebook. Ainda segundo Daniele, os cachorros estavam sendo transportados soltos dentro do veículo, e a cuidadora dos animais, teve que fazer a mudança depois de ser despejada do local onde morava.
Três animais foram levados para realização de exames de necrópsia, para saber a causa da morte. Os demais foram removidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta semana, passou a valer a lei municipal 12.992 que dispõe sobre a punição por maus-tratos a animais em Londrina. A legislação estabelece sansões e multa aos infratores, que vão de R$ 50,00 a R$ 100 milhões, dependendo da gravidade.
A mulher foi levada à Delegacia de Polícia Civil, onde assinou termo circunstanciado e foi liberada. Ela justifica que cuida de mais de 15 cães. O motorista da Fiorino não foi localizado, mas a polícia sabe sua identidade.