A Eurocopa terminou neste domingo, 14 de julho, e a seleção espanhola se sagrou campeã do torneio pela quarta vez na história. Nesta competição, tivemos muitos destaques positivos e alguns negativos.
Os campeões da competição apresentaram um belo futebol. A dupla de zaga espanhola, Aymeric Laporte e Robin Le Normand, formaram uma defesa muito sólida, sofrendo apenas quatro gols. Vale ressaltar que ambos os zagueiros não são originalmente espanhóis. Laporte se naturalizou espanhol em 2021, a convite do técnico Luís Enrique, enquanto Le Normand se naturalizou no ano passado. Agora, em 2024, os dois foram fundamentais para eliminar a seleção francesa na competição.
Além da dupla de zaga, a seleção espanhola contou com outros destaques, como o lateral-esquerdo Marc Cucurella. Quando saiu a convocação, Cucurella foi muito criticado, mas conseguiu dar a volta por cima e se tornou um dos principais jogadores da seleção nesta Euro. Lamine Yamal, que completou 17 anos neste sábado, se tornou o jogador mais jovem da história a disputar uma final de Eurocopa, além de ter dado quatro assistências na competição.
Como destaque negativo, tivemos o atacante Harry Kane, da seleção inglesa, que marcou apenas três gols em sete jogos e, em algumas partidas, foi substituído por Ollie Watkins, jogador do Aston Villa. Kane segue sem conquistar um título em sua carreira.
Além dele, Kylian Mbappé também teve um desempenho abaixo do esperado. Após a eliminação para a seleção espanhola, Mbappé classificou sua Eurocopa como “um fracasso”, afirmando: “Queria ser campeão europeu, tínhamos essa meta. Mas não fomos. Então é um fracasso. Não fui bem e vamos para casa, é simples.” O atacante conseguiu marcar apenas um gol na competição.
Nesta Eurocopa, tivemos algumas despedidas marcantes. O meio-campista alemão Toni Kroos anunciou sua aposentadoria da seleção alemã em 2021, mas decidiu tentar mais uma vez conquistar a competição antes de se despedir definitivamente. A Alemanha foi eliminada pela campeã Espanha nas quartas de final.
Além do meio-campista Toni Kroos, o lateral-direito Jesus Navas também anunciou sua aposentadoria. Navas foi multicampeão pela seleção espanhola e por diversos clubes ao longo de sua carreira, como Manchester City e Sevilla, onde é ídolo. O zagueiro Pepe é outro jogador que pode estar se despedindo da seleção. Embora ainda não tenha feito um anúncio oficial, o luso-brasileiro, aos 41 anos, chorou muito após a eliminação nesta Eurocopa e, em entrevistas pós-jogo, deu indícios de que não continuará na seleção.