Reynan dos Santos, de 20 anos, estava desde 2023 atuando na liga americana Overtime Elite (OTE), uma liga profissional para jovens talentos de até 20 anos, onde jogava pelo Cold Hearts, localizado em Atlanta.
O atleta brasileiro ingressou na liga após ser campeão da NBB pelo Franca em 2022. Com boas médias na OTE, Reynan tentou a tão sonhada vaga na NBA pelo Draft, mas ao fim optou por desistir e aguardar mais um ano para se inscrever novamente.
Médias de Reynan dos Santos pela OTE na temporada regular:
- 10.6 pontos por jogo
- 1.5 assistências por jogo
- 4.3 rebotes por jogo
O ala-armador chega ao EC Pinheiros como um dos principais nomes para a temporada da NBB, já causando euforia ao técnico Vitor Galvani, que o treinou na Seleção Brasileira Sub-19, onde viveram grandes momentos juntos.
“É um prospecto muito grande que esteve comigo na Seleção, campeã sul-americana e vice-campeã da Copa América, e participou do Mundial Sub-19. O Reynan vem para agregar o espírito competitivo que ele tem, levando em consideração as grandes metas que ele tem como jogador de basquete. Como sabemos que o Pinheiros pode oferecer essa possibilidade a ele, de ajudar nas conquistas dele para o futuro, o convidamos para nossa equipe, onde vai jogar no Sub-22 e no adulto e que ele tenha uma bem-sucedida temporada. Ele gosta de trabalhar e vamos possibilitar que ele tenha todas as condições para trabalhar aqui”, disse o técnico Vitor Galvani à comunicação do EC Pinheiros.
Pela Seleção Brasileira, Reynan viveu grandes momentos quando disputou o Mundial Sub-19 em setembro de 2023. Apesar do desempenho mediano da Seleção Brasileira, Reynan teve médias de 16.6 pontos, 5.6 rebotes e 3 assistências por partida, chamando a atenção da Seleção principal e dos olheiros que ali estavam.
O jogador também fez parte da lista de pré-convocados para a Copa do Mundo de 2023, participou dos treinamentos, mas ao fim do processo, foi cortado da lista final.
O atleta retorna à NBB sendo considerado um dos melhores prospectos do basquete brasileiro. Reynan busca ter um bom desempenho na liga para se inscrever no próximo Draft da NBA e ser mais bem cotado para ser escolhido entre os 60 atletas em 2025.
Alguns títulos da carreira de Reynan:
- 2x NBB
- Copa Super 8
- Champions League das Américas