A Community Shield é um dos campeonatos mais antigos do futebol. A competição abre a temporada na Inglaterra e reúne os campeões da Premier League e FA Cup da temporada passada. Substituindo à Sheriff of London Charity Shield, a primeira partida foi disputada pela primeira vez na temporada 1908-1909.
Escalações Iniciais
Manchester City: Ederson; Lewis, Akanji, Rúben Dias e Gvardiol (Aké); Kovacic, O’Reilly (Matheus Nunes), Mcatee (Bernardo Silva) e Oscar Bobb (De Bruyne); Doku (Savinho) e Haaland.
Manchester United: Onana; Maguire (Pellistri), Martinez, Evans, Dalot e Amad Diallo (McTominay); Casemiro, Mainoo (Collyer), Bruno Fernandes; Rashford (Sancho) e Mount (Garnacho).
Primeiro Tempo
A primeira etapa da final foram de poucas oportunidades, com as duas equipes ainda sentido a falta de ritmo. Na metade do primeiro tempo, o City tentou mais que o rival vermelho, porém, sem muito perigo. A chance mais clara dos Cityzens, veio em uma falha na saída de bola defensiva do United, Mcatee aproveitou o vacilo e finalizou tirando de Onana, mas a bola bateu na trave. Depois disso, o United se encontra no jogo e começa a chegar com mais perigo e equilibrando às ações do jogo. Em duas oportunidades os Red Devils quase abriram o placar, a primeira delas com Diallo, que em bela troca de passes, Casemiro deixou o jogador na cara do gol que escolheu em tocar para Mount que estava vindo de trás, mas passou por todo mundo. Em outra chance, novamente Casemiro, agora deixando Rashford em plenas condições de marcar, mas a falta de ritmo se sobressaiu. Vinte minutos sem sequer finalizar à baliza do United, Doku conseguiu limpar a defesa adversária, mas a finalização passou sem muito perigo para Onana.
O primeiro tempo ficou marcado pelas poucas oportunidades, mas também pela baixa quantidade de faltas cometidas. Ao todo, foram somente sete faltas, enquanto o City fez três faltas, o United cometeu quatro infrações.
Segundo Tempo
Nenhuma alteração feita no intervalo, as equipes voltaram a campo com mais vontade, buscando melhores chances de gols e sendo mais agudas. Bruno Fernandes chegou a abrir o placar, mas estava em posição irregular. Rashford também teve outra oportunidade de marcar, após lançamento de Bruno Fernandes para Garnacho que havia acabado de entrar, o argentino deixou o inglês na cara do gol que finalizou na trave.
O gol dos Red Devils veio já na parte final do segundo tempo, Bruno Fernandes encontrou Garnacho que levou toda defesa do City. O argentino de esquerda marcou para o United abrindo o placar.
O City após sofrer o gol, partiu para o ataque e quase aos 90 minutos, Oscar Bobb cruzou e Bernardo Silva cabeceou empatando o placar. Com o jogo empatado a disputa foi para os pênaltis.
Nos pênaltis, City e United levaram a disputa até as cobranças alternadas, Jonny Evans errou sua cobrança, deixando a oportunidade de decisão para Akanji, o zagueiro do City não desperdiçou e conquistou a Community Shield para os Blues. Manchester City 7 a 6 contra o Manchester United, placar final da disputa nos pênaltis.
Próximos Compromissos
O atual campeão City, agora se concentra para a estreia na Premier League, em um jogo contra o Chelsea que tem a expectativa de disputar o título e desbancar a hegemonia de Pep Guardiola. A partida está marcada para domingo (18), no Stamford Bridge às 12h30 (horário de Brasília).
O Manchester United abre os jogos da atual temporada da Premier League contra o time do Fulham, na sexta-feira (16) às 16h30 (horário de Brasília).