Diante do aumento dos casos de coronavírus, a tradicional Expo Londrina, maior feira agropecuária da América Latina, está suspensa por tempo indeterminado. A suspensão foi anunciada pelo prefeito Marcelo Belinati, que se reuniu com a diretoria da Sociedade Rural do Paraná, responsável pelo evento.
O decreto do prefeito determinando a proibição de eventos e atividades que aglomerem mais de 50 pessoas será publicado amanhã. Segundo o Belinati, a decisão do cancelamento não foi fácil, mas no momento é necessária.
“Precisamos pensar primeiro na saúde da nossa cidade. Eu lamento pelos expositores, pelos artistas e por quem esperava as atrações, mas foi uma medida necessária em benefício das pessoas. Todo o mundo está respondendo à pandemia, e aqui em Londrina não poderia ser diferente”, disse.
O prefeito também reconheceu que o evento é um importante vetor econômico da cidade. “A Expo Londrina já é consolidada e pode acontecer em outro momento. Ela é importante para nossa economia, na geração de negócios e empregos, mas agora o momento é de prevenção e conscientização.”, concluiu.
A Rural ainda não se posicionou sobre a devolução de ingressos comprados antecipadamente e nem sobre a decisão da suspensão da programação.
AULAS SUSPENSAS
Marcelo Belinati também anunciou durante coletiva de imprensa que determinou a suspensão das aulas da rede municipal de ensino por tempo indeterminado, bem como a realização de eventos, e limitações como visitas a hospitais e centros de convivência.
A Secretaria de Educação estuda uma forma de manter o fornecimento da merenda escolar a alunos que tenham a necessidade de alimentação. A prefeitura, na semana passada, já havia anunciado a distribuição de kits de higiene pessoal com álcool em gel para as escolas e creches da cidade, em uma medida para conter o contágio por coronavírus.