França e Bélgica se enfrentaram nessa segunda-feira (9), em partida válida pela 2ª rodada do Grupo 2 da 1ª divisão da UEFA Nations League. O jogo aconteceu no Groupama Stadium, em Lyon, na França, e terminou com vitória dos donos da casa por 2 a 0. Gols de Kolo Muani e Dembelé.
Didier Deschamps entrou com um time bem modificado em relação à estreia ruim contra a Itália. Nomes como Mbappé, Griezmann e Theo Hernández começaram no banco de reservas, a Bélgica, por sua vez, veio com a mesma escalação da partida contra Israel.
Em um jogo intenso, com 3 cartões amarelos nos primeiros 7 minutos, a Bélgica começou pressionando a saída de bola francesa, que tinha dificuldades de sair do seu campo de defesa. Entranto, apesar do bom início, os belgas não conseguiram criar chances de gol tão claras. Lukebakio completou um cruzamento de De Bruyne nas mãos do goleiro Maignan, Faes construiu boa jogada desde a defesa, mas Openda acabou finalizando fraco.
Aos poucos, a marcação belga deixou de ser tão intensa e a França começou a achar seus espaços. Guendouzi teve boa chance, mas bateu travado. Thuram finalizou bem, mas Casteels saltou para defender. Até que, aos 29 minutos, após cruzamento vindo da esquerda, Kanté ajeitou para Dembelé, que finalizou bem. Casteels defendeu, e no rebote Kolo Muani colocou para dentro. França abre o placar, 1 a 0.
Depois do gol, o jogo ficou mais travado no meio-campo. Os ataques belgas se concentraram muito pelo lado esquerdo com Doku e De Bruyne, e se tornaram previsíveis ao bom sistema defensivo francês. A França, por sua vez, apostou em jogadas de velocidade, e até teve uma tentativa no final com Kanté, mas não conseguiu ter muito mais oportunidades na 1ª etapa.
A França voltou melhor, forçando a marcação belga a correr para trás e gerando dificuldades ao sistema defensivo. Foi assim, que, aos 12 minutos da 2ª etapa, após belo passe de Kanté, Dembelé cortou da esquerda para dentro e acertou um lindo chute no ângulo do goleiro Casteels. Sem chances de defesa, França 2×0 Bélgica.
Tedesco e Deschamps começaram então o jogo de xadrez no banco de reservas. Mangala, Bakayoko e De Ketelaere entraram na seleção belga, para dar mais intensidade e energia ao meio-campo e ataque dos Red Devils. Mbappé e Barcola entraram do lado francês, para aproveitar os espaços que a Bélgica, ao ir para cima, ofereceria.
Ambas as mudanças tiveram seus resultados. De Ketelaere conseguiu criar uma boa jogada individual pela esquerda, mas parou em boa defesa de Maignan. Mbappé, com muito espaço para correr, teve ao menos 3 oportunidades de finalizar com perigo. Não conseguiu, entretanto, transformar as chances em gol.
Apesar de algumas tentativas, a Bélgica pouco conseguiu pressionar para buscar o resultado, e já não era a equipe intensa que começou a partida. De Bruyne terminou a partida visivelmente cansado e frustrado, por pouco conseguir levar perigo ao sistema defensivo francês.
Com esse resultado, a França e a Bélgica empatam em 3 pontos no grupo, a Itália, que venceu Israel, chega a 6 pontos e assume a liderança do Grupo 2, Israel ainda não pontuou. Ambas as equipes voltam a campo dia 10 de outubro, às 15h45 (Horário de Brasília). A Bélgica visita a Itália e a França joga fora de casa contra Israel.