Durante o debate organizado pela TV Cultura na noite do último domingo (15), José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeira. A agressão ocorreu em meio à troca de ofensas entre ambos e resultou na expulsão de Datena e na saída de Marçal do programa. Após o intervalo, os demais candidatos à prefeitura de São Paulo lamentaram o ocorrido e concordaram em seguir com o debate.
Marçal já havia tentado investidas contra Datena em blocos anteriores, alegando denúncias de assédio sexual contra o apresentador, que rebateu informando que a acusação foi arquivada pela Justiça.
O ato de violência ocorreu no momento em que Datena foi provocado pelo autodenominado ex-coach sobre um episódio ocorrido durante o debate da TV Gazeta. Marçal o chamou de “arregão”, dizendo:
A gente quer saber a que hora você vai parar. Você não respondeu à pergunta. A gente quer saber, você é um arregão.
Marçal continuou:
Você atravessou o debate esses dias para me dar um tapa e falou o que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso, você não é homem.
O apresentador cedeu às provocações e agrediu Pablo Marçal com uma cadeira.
A desavença entre os candidatos do PRTB e PSDB é observada desde o debate realizado pela TV Gazeta, ocasião em que Marçal chamou o oponente para um confronto físico, mas Datena foi impedido de finalizar a agressão.
Em declaração à Folha de S.Paulo, logo após o ocorrido, Datena afirmou estar passando por um momento sensível devido à morte recente de sua sogra, que ocorreu após as denúncias de assédio divulgadas pelo ex-coach.
Me senti agredido, vi a figura da minha sogra. Infelizmente, eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido? Acredito que não. Poderia ter simplesmente saído e ido embora para casa. Teria sido melhor.
Nesta manhã (16), o apresentador fez um pronunciamento em suas redes sociais esclarecendo que não defende “o uso da violência para resolver um conflito”, mas que Pablo Marçal “precisava ser contido com atos”, concluindo que errou, contudo, não se arrepende.
Pablo Marçal foi levado ao Hospital Sírio-Libanês em estado pouco urgente, realizou exames durante a madrugada e recebeu alta ainda pela manhã. O candidato do PRTB publicou um vídeo em seu Instagram conversando com médico que afirma haver uma “linhazinha de fratura” em sua costela.
O advogado do influenciador registrou boletim de ocorrência contra Datena por lesão corporal e injúria, e após deixar o hospital, sua assessoria informou que ele seguiu direto ao IML para fazer exame de corpo delito. Também foi informado que Marçal deve participar do debate da Rede TV!, que ocorrerá na terça-feira (17).