A Prefeitura de Londrina prorrogou a suspensão das aulas e atividades presenciais, da rede de ensino pública e privada, previstas anteriormente para 4 de maio.
O novo decreto municipal nº 519 estabelece a suspensão das atividades até o dia 31 de maio. A decisão municipal segue o decreto estadual nº 4.230, de 17 de março de 2020, que suspendeu aulas e atividades escolares, em todo o Paraná, por tempo indeterminado, incluindo a rede privada e escolas especializadas.
O objetivo desta medida é impedir aglomerações nas escolas, universidades, centros de educação infantil e outras unidades de ensino, o que facilitaria o contágio e transmissão da Covid-19. A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, participou ao vivo do programa Primeira Hora e comentou a suspensão.
“Sou otimista. O Conselho Nacional de Educação e o Governo Federal já expediram documentos dizendo que podemos flexibilizar, mas tentando terminar 2020 junto com o ano civil. Estamos fazendo atividades remotas, tem funcionado bem, as famílias estão de parabéns”
KITS
Até esta sexta-feira (30), as famílias dos alunos matriculados na rede municipal poderão entrar em contato com as escolas, pois estão sendo distribuídos novos kits de materiais, contendo um livro e máscaras de contenção, para os estudantes matriculados do 1º ao 5º ano, totalizando 27 mil alunos.
Além dos kits, que também informam as atividades e orientações educativas para os próximos quinze dias, os professores fazem contato virtual diário com os alunos, por meio de vídeos e áudios encaminhados pela internet, principalmente no aplicativo WhatsApp. Só na rede municipal, são cerca de 45 mil alunos, da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que estão realizando, em casa, as atividades remotas.